Para Denatran, elevar traseira é ilegal

|
publicado: 8/08/2013
149489_5302

A despeito da moda de elevação de traseiras entre caminhoneiros, as alterações efetuadas sem critério ou acima da média são consideradas ilegais pelo Denatran e, inclusive, podem ocasionar multas. Para o órgão, a elevação de traseiras feita sem critério é ilegal e fere o artigo 8º da resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que diz ser proibida a alteração das características originais das molas. Para o caminhoneiro que efetuar a mudança, é possível enquadramento no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), adverte o próprio Denatran.

Segundo matéria da revista Carga Pesada, num primeiro momento, ao ser questionado a sobre o modismo de elevação das traseiras de caminhões e carretas, o órgão disse que não havia problema, desde que respeitado o limite de peso por eixo, como prevê a Resolução Contran 430. Algumas concessionárias inclusive entregam caminhões e carretas já com a alteração, caso seja solicitado pelo caminhoneiro ou empresa transportadora. Engenheiros consultados pela imprensa especializada advertem que algumas das alterações mais radicais podem levar a uma excessiva inclinação dos caminhões, transferindo peso excessivo para os eixos dianteiros e comprometendo a estabilidade do veículo. A modificação pode ainda acelerar o desgaste de rolamentos e torna o para-choques traseiro inútil em caso de acidentes.

O outro lado

Para a maioria dos caminhoneiros que efetua a elevação da traseira, as razões vão bem além da mera estética. Em comunidades de caminhoneiros na internet, além da manifestação de indignação por conta da medida, há depoimentos de caminhoneiros que indicam os motivos da elevação de traseira. Segundo muitos deles, a alteração é necessária para reduzir a possibilidade de danos quando o veículo passa sobre rampas e quebra-molas, além do que a grande maioria dos motoristas discorda de afirmações de engenheiros, dizendo que se feita de forma criteriosa, a alteração na verdade melhora estabilidade em curvas e controle do caminhão.

O que parece, entretanto, unir opiniões tanto de técnicos quanto de caminhoneiros é o efeito negativo de mudanças improvisadas, como a colocação de calços nos eixos traseiros. Ambos os lados admitem que a prática expõe o motorista a acidentes e pode causar uma série de problemas tanto à integridade do caminhão e da carga quanto a condutores.

O que diz a norma?

A resolução 292/08 do Contran diz, em seu artigo 8°, ser proibida “a alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão“.

Contudo, o artigo 6° da mesma resolução abre alguma possibilidade da eleveção da traseira, no caso de substituição do sistema de suspensão, embora exija que novos parâmetros sejam descritos e declarados: “para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo”.

3 comentários

  1. jose ricardo de souza

    22/08/2013 as 01:30

    fiz uma modificacao na suspencao trazeira do caminhao,so arquiei as molas .mas ja passei pela expeçao do imetro ,a resolucao 292/08 e valida

  2. iranildo arruda

    25/09/2013 as 21:29

    Bom dia a todos eu acho o siginte tem muito caminhão ai que ta alterado dejageradamente que devia tem as altoridades ter um pouco de comprienção para ter uma solução. quem fez gastou muito o que to achado errado e as altoridades querer que retirem na mesma hora caminhão ja ta ruim vai chegar o tempo que vai ter para por calsa das transportadora que são a pior landronete a no nosso frete comem mais de 50% do frete. a final voutado ao assuto eu fui vitima de por ter calso nao ter virado por calsa de gado na pista que eu acho que tambem e dever da policia mater eles fora das pistas a final isso so comesou por aquele rapaz ter morrido na trazeira do caminhao por amor de Deus gente vamos ser realista se fose outro qualquer nem tava ai quem bate atras ta errado tedo trazeira alta ou nao que bate atraz e deficio escapa que brasil sem lei esse nosso eu aparti cada vez mais fico triste por nossos represetantes

    • luiz paulo

      08/12/2013 as 18:54

      Essa lei pra min nao vale e nada. agenti nao manda nei no que e nosso mais. oque que tei trasera levantada .esse povo tei e que faser lei e pra bandido nao pra nos que trabalha. isso e uma poca vergonha. meu caminhao e levantado e vai fica levantado!

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>