* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Organização de estoque: o que você precisa saber?

Organização de estoque: o que você precisa saber?

Independente de qual for a área de atuação da sua empresa, você deve saber a importância que o estoque tem no seu dia a dia, principalmente no que diz respeito ao seu processo produtivo e, mantê-lo organizado e funcional, é um dos principais pontos para que sua operação seja bem sucedida!

De forma geral, um estoque é o armazenamento de materiais necessários para que o seu negócio possa suprir suas necessidades de produção e venda dos seus produtos e, dependendo do tipo de empresa, pode ser organizado de diferentes maneiras, porém, comumente, são divididos em 3 tipos diferentes:

• Matéria Prima

É o que vai garantir que sua empresa esteja abastecida com os materiais necessários para produzir a mercadoria que será comercializada para seu cliente final.

• Produtos Não Acabados

Nesta modalidade, são armazenados os produtos que, ainda não foram acabados e precisam ser armazenados para que, no momento correto, sejam utilizados na finalização do seu produto.

• Produtos Acabados

Aqui são armazenados os produtos acabados e prontos para serem vendidos para seus clientes.

Planejamento é fundamental

Como em qualquer tipo de negócio, planejamento é parte fundamental para o sucesso da sua empresa, e o estoque não é exceção!

Uma das principais questões no planejamento e organização do estoque é equilibrar as diferentes áreas que demandam estocagem, assim como a organização financeira para que não haja discrepâncias, que podem comprometer sua produção, ou gastos excessivos, que afetem seu caixa.

Para entender melhor esta questão, vamos usar 3 principais exemplos de áreas que podem gerar conflitos na hora de planejar seu estoque.

De um lado, temos a área comercial, que demanda um estoque maior de produtos acabados, para que seus clientes não sofram com atrasos ou falta de mercadoria, o que pode impactar na reputação do seu negócio.

Por outro lado, temos a área de produção, que precisa estar abastecida para que possa suprir as demandas da área comercial, ou demais passos da cadeia produtiva que precisam ser abastecidos que sua produção não pare.

Também temos a área financeira, que tende a demandar estoques menores, para que o impacto no fluxo de caixa seja o menor possível.

Outra questão importante, e que influencia todo o processo de estocagem, é o espaço disponível para armazenamento dos materiais, uma vez que, sem espaço, não há como armazenar produtos de forma adequada e, caso haja um estoque subutilizado, há um gasto desnecessário de manutenção.

Mas, como organizar o estoque?

Já falamos sobre a função do estoque, a importância do planejamento e organização, diferentes pontos de atenção que impactam no seu estoque, mas, o que fazer para manter tudo isso de forma eficiente?

• Conheça a sua demanda

Mantenha um controle rígido sobre a situação do seu estoque, assim como das demandas dos diferentes produtos que você vende!

Isso ajuda você a entender e priorizar a manutenção do estoque de cada um deles, evitando ficar com produtos encalhados, sem retorno financeiro, assim como se proteger da falta de produtos de alta demanda, evitando que a insatisfação de seus clientes possa levá-los para um concorrente melhor preparado.

Tenha fornecedores que sejam verdadeiros parceiros

Fornecedores são peças chave na manutenção e organização do seu estoque.

Manter uma boa relação é fundamental, pois cria uma relação de confiança e mútua necessidade! Você precisa do material e ele precisa vender. Se tudo estiver organizado, é satisfação garantida para ambos!

Uma boa relação também propicia uma relação diferenciada, facilitando negociações de valores, prazos, pagamentos.

Tecnologia é sua aliada

A tecnologia tem papel essencial em todos os níveis de negócio, ajudando na organização, tornando a comunicação mais eficiente, auxiliando no gerenciamento de clientes e fornecedores e, também, na organização de estoques e armazenamento de produtos.

Utilizar ferramentas como programas ou aplicativos que ajudem a organizar e tornar seu estoque cada vez mais eficiente pode ser um fator importante no sucesso da sua empresa, uma vez que ajudam a agilizar todos os processos, como identificar materiais que faltam, ou que estão sobrando, rastrear produtos que estão armazenados ou já foram despachados, ou seja, agiliza todo o processo de estocagem e armazenamento, assim como provisionamento.

Mas, é necessário que sua equipe saiba como utilizar estas ferramentas e que elas sejam abastecidas com as informações necessárias de maneira constante! Caso contrário, elas serão apenas um problema para o seu negócio.

Tenha uma equipe preparada

Um estoque não se faz, ou se organiza, sozinho e, via de regra, demanda um número considerável de pessoas para que ele seja eficiente.

Dentre elas, talvez a mais importante seja o estoquista, que é o real responsável pelo estoque e o conhece como a palma da sua mão, conhecendo sua organização, como, e se, está abastecido.

No fim das contas, é o estoquista que garante que toda a área logística interna do seu negócio não se perca em um grande “quarto da bagunça”.

O inventário é sua bússola

Independente de qualquer necessidade que surja, um inventário atualizado e bem feito é a chave para qualquer outra ação necessária para garantir que sua empresa sempre tenha os materiais e produtos disponíveis para sua operação.

Saber o que é necessário ser reposto, o que está sobrando, quais novos materiais são necessários e precisam de um espaço a parte é essencial para evitar custos elevados, falta de espaço e atrasos nos prazos de entregas para seus clientes.

Evite ser pego de surpresa e mantenha seu inventário sempre atualizado e disponível para todas as áreas que possam sofrer impacto diante da falta ou excesso de material.

O que achou destas dicas e informações sobre como manter seu estoque eficiente e organizado?

Espero que tenha oferecido alguns insights sobre como se manter sempre um passo à frente das necessidades que seu negócio possa ter com relação aos materiais necessários para sua operação!

Se você quer saber mais sobre logística, fique ligado no nosso blog! Lá você encontra muitos artigos que vão te ajudar muito a desenvolver sua empresa!

Conheça o processo FIFO e saiba como organizar a movimentação do seu estoque!

One thought to “Organização de estoque: o que você precisa saber?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *