* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

O que são métricas e como elas podem ajudar

Métricas para o embarcador

Na era da internet, em toda e qualquer área de negócio, muito se ouve falar de “métricas”, mas o que são elas e como elas podem ajudar você a tocar seu negócio? Em logística, as métricas também chegaram com força total. Essa nova nomenclatura nada mais é do que uma versão mais inteligente, automatizada e dinâmica dos nossos antigos indicadores, geralmente apuradas e medidas por sensores, softwares, tags RFID e códigos de barras que, todos integrados, fornecem estatísticas e números muitas vezes em tempo real ao empresário.

Espaços estão cada vez mais apertados e toda mercadoria que não tem previsão e não está lançada em um “sistema” corre o risco de ficar de fora. As métricas ajudam você a melhorar o desempenho e a saber onde estão seus produtos e sua carga a qualquer hora e em qualquer lugar. As métricas que são acompanhadas pelo segmento logístico estão ligadas aos custos de carga e frete, mas podem envolver muitos outros fatores:

  • Consumo de combustível;
  • Horas trabalhadas por funcionário;
  • Peças de reposição e reparos em veículos;
  • Rotas e quilometragens;
  • Desperdícios e sinistros de cargas;
  • Armazenamento e estocagem;
  • Prazos e tempos de entrega.

Métricas para o transportador

Com medições e cálculos como a cubagem associados a uma inteligência e métricas que vão desde o acompanhamento de valor da carga e do frete versus recursos empregados até horas gastas por funcionário para cada entrega, transportadoras que já atuam com o uso frequente de métricas podem planejar suas viagens com maior antecedência e, com isso, atender melhor seus clientes, multiplicando ganhos por cada operação e, ao mesmo tempo, “encontrando” com maior facilidade lacunas que possam atender a um embarcador de menor porte ou com uma demanda mais urgente.

As métricas também permitem à transportadora planejar sua renovação de veículos e a contratação de novos funcionários, com dados claros a respeito da demanda e do tamanho médio dos embarques e transportes efetuados.

Métricas para o embarcador

As métricas também são úteis para o cliente da área de transportes. Com elas é possível saber exatamente o quanto se está gastando com fretes e, com isso, determinar que produtos ou encomendas geram maior lucratividade, e em quais rotas o ganho é maximizado. Como dono da carga, você deve sempre buscar transportadoras que possam fornecer dados que sejam reaproveitados por seus sistemas de ERP, CRM e controle para gerar estatísticas e indicadores. Na era da internet, quem não trabalha com métricas está, no mínimo, jogando fora uma boa possibilidade de lucrar mais.

banner

 

2 thoughts to “O que são métricas e como elas podem ajudar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *