* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
o que é sku

O que é SKU?

Como se sabe, controlar os estoques e saber exatamente qual produto foi faturado, entregue ou devolvido é indispensável para a organização de qualquer negócio.

Para isso, existem os códigos que identificam cada produto comercializado por sua empresa.

Diferentes do código de barra, o SKU é uma informação indispensável para um controle efetivo e de fácil entendimento a respeito dos produtos e estoques.

Do inglês stock keeping unit, que significa unidade de manutenção de estoque, SKU é um código único utilizado para cada item que sua loja comercializa e que precisa ser implantado para que as operações se tornem simples e de fácil identificação.

Nesse post será apresentado o que é SKU e para que ele serve. Continue lendo e confira!

A importância do SKU no e-commerce

Para facilitar o entendimento a respeito de SKU, vale a utilização de um exemplo.

Imagine que determinada empresa comercialize roupas esportivas para todo o Brasil através de um e-commerce.

Certamente será necessário um estoque para poder atender a demanda que chega pelo site.

Cada tipo de roupa recebe um código, diferenciando as camisetas, calças, bermudas, meias e outros produtos oferecidos.

No entanto, a loja vende camisetas de diversas marcas, com tamanhos e cores diferentes, o que pode complicar os controles sem a adoção do SKU.

Utilizando e entendendo o que é SKU

Ainda no exemplo acima, pode-se criar um código específico para cada item do produto que identifique as características das camisetas, como, por exemplo:

camiseta da marca XYZ, na cor preta, tamanho P

O código SKU poderia ser: camxyzptp

Onde, cam significa camiseta, xyz mostra a marca, pt é a cor preta e p é o tamanho.

Cada empresa define o seu SKU, pois, não existem regras e obrigações a respeito, no entanto, o exemplo apresentado a partir da sua utilização, possibilita uma fácil identificação por parte dos funcionários e envolvidos no processo.

Supondo que um outro produto seja da mesma marca, cor e tamanho, só diferenciando o modelo, que nesse exemplo seria uma bermuda, poderia ser criado o seguinte SKU:

berxyzptp

Onde ber seria a identificação do produto e o restante seguindo o mesmo padrão, marca xyz, pt da cor preta e p do tamanho.

Para que serve o SKU?

Esse código auxilia imensamente nas análises de estoque, onde pode-se saber quais os produtos que possuem maior e menor giro, demonstrando à área de compras as mercadorias que não podem faltar e as que têm baixa comercialização.

Também fica mais fácil avaliar as trocas, devoluções, defeitos, etc.

Compreender o que é SKU e aplicá-lo, permite a análise e verificação de produtos, tamanhos e marcas, além de uma fácil visualização de histórico e um ganho de agilidade e qualidade na localização dos produtos no estoque, diminuindo significativamente as margens de erros.

Afinal de contas, o código do SKU auxilia no entendimento do que está sendo separado e preparado para expedição, uma vez que ali estão a marca, cor e tamanho.

Para a área de vendas, o código também ajuda em pesquisas, verificação de estoques e estatísticas que ajudam a promover a comercialização de produtos que pouco giram ou promoções especiais que deseja-se realizar.

A imensa maioria dos sistemas de gestão e de e-commerce já utilizam o SKU, o que facilita a integração das informações nas duas plataformas.

Não é complicado entender o que é SKU e compreender que é um grande facilitador para localização e separação, de modo organizado, de itens que possuem as mesmas características, mas com detalhes que fazem toda a diferença.

Agora que você já consegue entender as facilidades e importância da adoção do SKU em seus produtos, leia também algumas dicas para um controle de estoque eficiente.

One thought to “O que é SKU?”

  1. Tenho que implementar esse modelo logístico, mas não sei como. Como devo proceder para ter Skus nos meus produtos ? E na armazenagem o que fazer ?!
    No aguardo CargoBr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *