Nota fiscal no transporte – evite problemas

A nota fiscal, como todos sabemos, é a prova de que você efetuou alguma venda de produto ou ainda prestação de serviço. Emitir a nota fiscal é uma obrigação de qualquer empresa que venda produtos ou mercadorias. No segmento de cargas e transportes, ela se torna ainda mais essencial. Cada operação de transporte deve ser acompanhada de nota fiscal, para evitar problemas e assegurar a integridade da mercadoria, a contratação de seguros e a não apreensão no caso de fiscalizações. Alguns modelos de nota fiscal são emitidos, inclusive, por transportadores, até mesmo em alguns casos para o transporte de passageiros.

A contratação de fretes online não desobriga, em momento algum, sua empresa de emitir notas fiscais para os produtos que está transportando. Ainda que tais produtos não configurem uma venda propriamente, os valores precisam estar discriminados em nota, comprovando o recolhimento dos impostos eventualmente devidos e evitando problemas para você, para a transportadora e também para o destinatário da carga.

Há algumas particularidades em relação a notas fiscais no segmento de transportes que, muitas vezes, são desconhecidas pelos embarcadores da carga:

  • É obrigatória a emissão de uma nota fiscal, por veículo, para cada viagem contratada.
  • No caso de serviço de transporte, a nota fiscal tem de ser emitida antes da prestação.
  • São  3 vias no caso de transporte no mesmo estado – uma para o contratante, outra que acompanha a carga e uma terceira para controle do fisco. Em operações interestaduais, uma quarta via é emitida, pois o estado emitente exigirá uma outra via.

O que incluir na nota?

Todos os dados referentes ao proprietário da carga, destinatário e também transportadora que prestará o serviço precisam estar na nota fiscal. Além disso, seja o mais claro e descritivo possível ao discriminar a carga ou volumes transportados: peso, dimensões, quantidade, tipo de produto e qualquer particularidade que possa comprovar, facilmente, que a carga transportada equivale àquela que está lançada na nota fiscal.

 

3 thoughts to “Nota fiscal no transporte – evite problemas”

  1. Apesar de ser obrigatório, no ramo em que trabalho são raras as empresas que emitem notas fiscais de transporte de acordo com a legislação.
    Como não há fiscalização, o ônus fica para as empresas que seguem a legislação e pagam impostos devidamente, se tornando menos competitivas.

  2. Vendi uma dobradeira manual de 3 mt e não tenho nota , agora preciso de nota para conceguir levar até o destino como q faço agora para não me prejudicar na estrada ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *