Não sabe como contratar frete? Confira aqui nosso guia de transportadoras e saiba tudo que precisa!

O produto está pronto para ser enviado ao cliente e agora vem aquela grande dúvida: quem contratar para levar a encomenda? Foi pensando em ajudá-lo nesse desafio que elaboramos um guia para escolher a transportadora, para orientar a seleção da melhor empresa no segmento.

São dicas valiosas que devem ser levadas em consideração no momento de busca do frete. Afinal, de nada vale o empenho pelo envio do melhor produto se ele não chegar nas condições adequadas, assim como em atraso, o que pode gerar descontentamento no cliente final. Confira todos os pontos importantes para escolher a melhor empresa de transportes, a sua parceira na logística e na conquista do sucesso!

#1 Fazer uma lista das opções de transportadoras e pesquisar seu histórico

Depois de elaborar uma lista prévia das opções que você tem para transporte dos seus produtos, refine a pesquisa. Deixe somente aquelas em que realmente tem interesse. Feito isso, faça uma pesquisa sobre a transportadora para avaliar itens como prazo, agilidade, valores etc. Há ainda empresas que funcionam como intermediadoras de frete, que facilitam a busca pela transportadora ideal de acordo com a rota de cada cliente e merecem a sua atenção nesse momento de pesquisa.

#2 Conhecer a composição da frota

Quer saber se o seu produto será transportado em veículos adequados para o tamanho e peso? Procure saber qual a frota da transportadora, assim como modelo e ano de fabricação dos veículos e o estado de conservação em que estão. É importante pesquisar sobre tudo que pode interferir na entrega da sua encomenda, para evitar surpresas e danos futuros.

Também vale lembrar: é importante saber se a frota passa por manutenção preventiva para evitar problemas como troca de peças, freios, suspensão e pneus. Afinal, uma parada do veículo para conserto pode levar ao atraso da entrega da sua encomenda.

#3 Analisar o valor de frete

Um dos quesitos que tem grande relevância na hora da contratação é o valor de frete. Porém, não deve ser o único fator a ser observado. Também é preciso estar atento às taxas extras, cobradas em cima do valor do frete. Por exemplo: taxa de carregamento, frete mínimo, taxa de reentrega, etc. Portanto, fazer uma análise completa dos custos envolvidos é fundamental para saber ao certo o valor final do frete.

#4 É importante verificar certificações

Uma das dicas relevantes e que precisava constar em nosso guia de transportadoras é a importância de saber se a empresa em questão tem certificações relacionadas a processos como ISO, por exemplo, é muito relevante. Elas vão ajudar a comprovar que a transportadora está estruturada, além de organizada, para garantir que os serviços sejam realizados de maneira eficiente, segura e com qualidade. As normas da série ABNT NBR ISO 9000 são um conjunto de regras criadas pela International Organization for Standardization (ISO), que conhecemos como Organização Internacional de Padronização, chamada de ABNT NBR ISO 9000.

#5 Saber quais são as tecnologias utilizadas

Os recursos tecnológicos utilizados para a realização do transporte de cargas se tornam um diferencial. Isso porque

“a automatização ajuda no acompanhamento de cada etapa do transporte,
indica a localização da encomenda, e ainda reduz o índice de erros ou extravios.”

Ou seja, uma segurança extra para rastrear – em tempo real – o produto do ponto de origem até a entrega. Assim, você tem a data e horário em que chegou ao destino e a certeza que o cliente final recebeu a encomenda.

#6 Gestão preventiva

Imprevistos podem ocorrer, por isso, é muito importante que você saiba se a empresa que você está contratando para levar sua carga até o destino tem um planejamento para gerenciar riscos. Não se trata apenas de roubo da carga, mas danos, acidentes, extravios e multas, por exemplo.

Portanto, é fundamental que a transportadora tenha ações preventivas para identificar, minimizar e solucionar riscos durante o trajeto. Vale questionar quais são as iniciativas que a contratada tem para resolver problemas que surgem de forma inesperada durante o processo de entrega.

#7 Verificar se podem atender sua demanda regularmente

É importante alinhar a demanda  de entregas que serão necessárias em cada período. Ou seja, deixar previamente avisado a sua média de vendas, assim como o prazo de entrega que é repassado ao cliente. Também é válido informar a quantidade máxima de pedidos que sua empresa pode solicitar em determinados períodos do ano, como datas festivas, por exemplo.

#8 Conferir se há seguro de carga

Antes de fechar contrato, é necessário questionar se há seguro para a carga. Imprevistos podem ocorrer e não basta lamentar depois que o prejuízo bate a porta. Portanto, certifique-se de que há uma cláusula em contrato que menciona esse tipo de situação. Vale questionar como o seguro irá amparar os produtos em percurso nos casos de roubo, extravio e perda de mercadoria. Também qual será o percentual a ser cobrado sobre o valor da nota fiscal referente ao seguro.

#8 Verificar quais tipos de produtos são transportados

A carga que você deseja enviar precisa de cuidados especiais? Por exemplo: acondicionamento adaptado e climatizado é uma das situações exigidas para o transporte de medicamentos, alimentos e cosméticos. Portanto, caso  o transporte dos seus produtos exija condições específicas para o transporte, verifique se os veículos estão preparados para atendê-lo.

Ao conversar com a transportadora sobre o que você deseja enviar para entrega, saiba quais são os cuidados exigidos. Assim é possível conferir com maior exatidão sobre o que será necessário para sua entrega chegar com segurança ao destino.

#9 Conhecer as formas de comunicação da transportadora

Caso algum imprevisto ocorra, é importante saber quais são os canais que você tem para falar com a transportadora. Se ela utiliza chat, telefone, e-mail ou outro tipo de recurso. Assim como o caminho inverso também é relevante: saber quais ferramentas a empresa utiliza para conversar com o cliente caso tenha algum fator inesperado na rota.

A rapidez com que a comunicação acontece também é primordial. Afinal, em ocasiões de urgência, é preciso estar seguro que alguém irá atendê-lo.

O mesmo vale para retornos quando solicitados: você teve respostas de forma rápida ou precisou insistir na questão? Quando entrou em contato pela primeira vez com a transportadora foi bem atendido de forma imediata?

Observe atentamente esses detalhes.

#10 Perguntar sobre a qualificação da equipe

Saber se a equipe que vai atender você é preparada para abordar seu cliente assim que a entrega chegar é muito importante para concluir o ciclo de vendas. Portanto, é importante observar se motoristas e entregadores estão realizando um bom trabalho, assim como se eles têm crachás de identificação – com nome e para qual empresa trabalham – e uniformes.

Além da cordialidade na hora de se comunicar com o cliente final é fundamental estarem devidamente identificados, passando segurança e credibilidade. Também é válido: questionar se os colaboradores da transportadora recebem treinamentos periódicos e assim se tornam cada vez mais capacitados para melhor atender.

Agora que você já aprendeu todas as dicas importantes para contratar uma transportadora, vale anotar uma última orientação: é essencial ter mais de um parceiro para este tipo de serviço. Isso vai auxiliar na otimização do processo de entrega. Além disso, você garante uma segunda opção caso o prestador de serviço vigente tenha algum problema.

É importante também manter um indicador dos serviços prestados, pontuando sobre o desempenho da transportadora, medindo os seguintes pontos: nível de serviço e satisfação de entregas, índice de extravios e índice de trocas e devoluções. Esses pontos farão você criar um quadro comparativo ideal para saber quem está a frente para ser a parceira do seu negócio quando o assunto é frete.

A CARGOBR pode ajudar você na cotação de transportadoras!

Pioneira no agenciamento de cargas on-line, a CARGOBR facilita o processo de cotação de fretes junto a transportadoras. Ou seja, por meio do site, basta acessar a cotação online, preencher o cadastro e colocar todas as informações necessárias sobre a encomenda que deseja enviar. Feito isso, cotações serão colocadas à sua disposição, com preços e datas de entrega. De forma rápida e simples, você terá opções de qualidade para selecionar qual empresa irá realizar sua entrega. Simples, fácil, rápido e eficaz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *