market share

Market Share: entenda esse indicador

Para melhorar e apurar seus negócios, vários indicadores ficaram conhecidos pelos empreendedores, o market share é um deles e serve para definir qual a porção de clientes do mercado.

O que é market share?

O market share é a parcela de participação no mercado da empresa. Ele é útil para as empresas de todos os portes, pois é a partir desse indicador que você conseguirá entender melhor o mercado.

Vamos supor que queremos saber o market share da empresa X entre as transportadoras. É preciso buscar dados de quantos fretes são feitos no Brasil, de forma hipotética, vamos considerar 100 e quantos são responsabilidade da empresa X, que vamos considerar 12. Isso significa que a transportadora X tem o market share de 12%.

A importância de conhecer esse indicador é definir qual a porcentagem do mercado que quer ocupar. Não há uma análise se ele está baixo ou alto e não há, também, um número ideal. O market share vai mostrar qual a situação atual da empresa em relação com o mercado geral.

Você pode utilizar outros dados: pode saber qual o market share regional ou qual a fatia de mercado que a sua empresa ocupa em relação a concorrente, etc. Além disso, você pode medir o progresso do seu negócio, medindo o seu market share com alguma regularidade.

Como calcular o market share?

O market share pode ser calculado de três formas diferentes: pelo volume de vendas, pelo faturamento e também pelo número de clientes. Vamos explicar mais detalhadamente cada uma delas:

Calculando o market share pelo volume de vendas

Uma padaria vende mensalmente cerca de 5 mil pães, mas no seu bairro são vendidos cerca de 75 mil.

É só aplicar uma regra de três para encontrar o market share:

75 mil = 100%

5 mil = x

5 mil x 100 / 75 mil = 6,6%.

O market share dessa padaria é de 6,6%.

Calculando o market share pelo faturamento

Em uma praça de alimentação, quatro lanchonetes faturam R$ 100 mil por mês, uma delas vende sozinha R$ 30 mil por mês. Vamos calcular:

100 mil = 100%

30 mil = x

30 mil x 100 / 100 mil = 30%.

O market share dessa lanchonete é de 30%.

Calculando o market share pelo número de clientes

Uma empresa de contabilidade atende 8 clientes na cidade, o total de clientes que contrata esse tipo de serviço na cidade é cerca de 50. Aos números:

50 = 100%

8 = x

8 x 100 / 50 = 16%.

O market share dessa contabilidade é de 16%.

Os números devem ser analisados levando em conta a porção de clientes que essas empresas querem ter, o tempo que estão no mercado, se esse número aumenta ou não, entre outros. Só os números, descontextualizados, podem trazer informações irreais da situação atual da empresa.

Como aumentar o market share?

Quando há interesse em aumentar esse indicador, você deve tomar cuidado para não cair em estratégias que aumentem market share temporariamente.

Cuidar da fidelização dos clientes é um ponto muito importante para manter o índice bom. Você também pode pensar em algum diferencial que destaque você dos concorrentes, assim é mais fácil de atrair novos clientes.

Uma outra estratégia em investir em marketing e propaganda, pode ser que seus clientes potenciais não conheçam a sua empresa, e aí você está perdendo dinheiro.

É claro que ao aumentar o número dos seus clientes, você deve ficar atento para continuar operando com qualidade, não deixe os índices de satisfação caírem para aumentar o índice de participação no mercado.

E na sua empresa, qual o market share que você quer ter? Compartilhe conosco!

admin
thiago.paim@cargobr.com
Sem Comentários

Postar Comentário