* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Logística para o final de ano: 5 dicas para se preparar e não atrasar entregas

Faltando poucas semanas para o Natal, começa o período de compras para presentear amigos e familiares. Para quem é do varejo, a época é sinônimo de atenção quanto à logística para o final de ano.

Afinal, além de uma grande procura de produtos pela festividade natalina, após esse período muitos fornecedores entram em recesso na última semana do ano, assim como nos primeiros dias de janeiro. Por esses motivos, é preciso estar preparado para não deixar faltar mercadorias.

Para auxiliar na organização da logística para o final de ano, elencamos algumas dicas importantes. Assim, você não vai esquecer de nenhum detalhe e seus clientes estarão satisfeitos em receber os produtos na data programada e com a qualidade de sempre.

#1 Analise pontos críticos que merecem atenção e uma resolutiva

Antes de pensar em vender mais, é preciso observar quais os pontos que precisam ser melhorados. O que falta para você atualmente? Registrar com maior exatidão os pedidos, ter maior controle de venda? Pontue as questões em que é necessário realizar mudanças e procure fazê-las o mais breve possível.

#2 Tenha exatidão na entrega

A primeira regra é não prometer datas impossíveis de entrega só para realizar uma venda. Afinal, uma única decepção pode fazer o cliente não voltar. Portanto, para resolver essa questão, primeiramente tenha um parceiro para entrega que atualize você, em tempo real, sobre o cumprimento da agenda.

Caso aconteça algum imprevisto, é possível entrar em contato com o cliente final, dando um parecer sobre a entrega. Lembre-se que todos estamos suscetíveis a problemas. No entanto, a sua postura diante dos fatos é o que vai fazer a diferença.

 #3 Logística para o final de ano: prepare o estoque

Caso tenha os dados das vendas realizadas para o mês de dezembro, nos anos anteriores, faça a média do quanto vendeu além da média anual. Esse direcionamento vai permitir que você se prepare para atender a demanda extra do final de ano. Afinal, ninguém quer um superestoque e mercadoria parada, mas também não é possível ficar sem produtos para comercializar. Portanto, analise os dados, utilize os números para ajudar neste direcionamento e não a intuição.

#4 Tenha registro das rotinas da empresa

Na correria de final de ano, muitas vezes, se um colaborador se ausenta, inúmeros problemas acontecem. Portanto, para não ser pego desprevenido, a dica de logística para o final de ano é: tenha anotada as rotinas no seu processo de estoque, vendas e entregas.

Afinal, é melhor utilizar um tempo para deixar tudo registrado, orientando os colaboradores de como proceder, do que ter que explicar, em cima da hora, como devem fazer as tarefas. As chances de algo dar errado são muito maiores, não é mesmo? Então, se antecipe. Evite problemas relacionados à organização e realização de processos logísticos.

#5 Mantenha os contatos importantes próximos

Sabe aquela caderneta que nossos pais e avós usavam, com os telefones anotados? Mesmo com toda tecnologia disponível, manter uma agenda de contato atualizadas é fundamental para o bom funcionamento da empresa, principalmente em períodos com maior demanda.

Portanto, não importa o ano que estamos. A regra de manter os principais contatos registrados e acessíveis em um único lugar permanece atual. Separe nome, telefone e e-mail dos responsáveis por cada setor da empresa, assim como de fornecedores e prestadores de serviço. Com o tempo cada vez mais escasso, você não quer parar e  pesquisar na internet o número da empresa que te atende, não é?

Organize os principais contatos e compartilhe com sua equipe. Essa informação deve circular entre todos aqueles que são responsáveis pelo bom funcionamento da logística da empresa.

De todas as dicas, a mais importante é: faça todo o possível para surpreender seu cliente, mesmo em uma época tão agitada como o final de ano.

Portanto, organize sua logística para o final de ano, de modo que não atrase a entrega. O desafio é garantir que o produto seja entregue  na casa do cliente com a qualidade que ele espera. É sua responsabilidade e do seu time tornar a experiência de compra algo muito positivo em qualquer período.

Tem dúvida sobre como contratar uma empresa para realizar entregas para você? A CARGOBR te dá todo o suporte necessário! Calcule e contrate frete on-line em poucos cliques, com acesso a cotações das melhores transportadoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *