* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Logística – Hora de Reestruturar

O papel do frete online

Otimização logística, em meio à crise que vivemos nos dias de hoje no Brasil, deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade na vida das empresas, principalmente para quem trabalha com cargas fracionadas e atende a consumidores com diferentes perfis geográficos. Cada centavo economizado em uma operação, no contexto atual, pode significar a diferença entre um pequeno prejuízo ou uma mínima margem de lucro, e empresas não podem deixar de negociar cada frete como se fosse o mais importante em seus negócios.

Para quem trabalha com um ou alguns fornecedores, é hora de renegociar termos contratuais, solicitar e sugerir alternativas de unitização de carga mais eficazes, recalcular cubagens com maior cuidado e dedicação e pensar em modos de manter o número de entregas com um volume menor de operações de frete distintas. A logística pode ser tanto foco de prejuízos quanto uma área para conseguir compensação por perdas no volume de vendas ou nas margens de seus produtos e isso só depende de você.

O papel do frete online

Sistemas de cotação online de fretes, como o oferecido pela CARGOBR, passam a ser uma ferramenta essencial no cotidiano de empresas de logística intensiva e grande número de operações de carga fracionada. Não apenas para envios pontuais, mas para auxiliar o empresário na busca por patamares de preço, condições de negociação em fretes para mercados específicos e também para expandir de forma rápida e ágil sua listagem de transportadoras e fornecedores.

Tendo de pesquisar cada rota e entrega individualmente, o embarcador poderá encontrar nas ferramentas de cotação online uma maneira eficaz de estruturar os transportes em seu negócio, encontrando operações de logística que se mostram custosas demais e também identificando aquelas nas quais o custo-benefício é melhor e deve ser mantido.

Acompanhe de perto a logística

Em alguns casos, sua empresa pode manter contratos de maior prazo e abrangência com fornecedores que praticamente cuidam de suas entregas de forma automática. Está na hora de debruçar sobre as planilhas, entretanto. Exija de seus fornecedores dados completos e detalhados sobre todas as operações, avaliando sua lucratividade e rentabilidade em cada tipo de produto embarcado e buscando alternativas para aqueles que mostrarem focos de prejuízo ou perdas. Tente seguir uma lógica, evitando passar duas vezes pela mesma operação e cobrindo todas as variáveis possíveis para otimizar sua logística:

  1. Solicite junto às transportadoras que atendem à sua empresa todos os dados sobre volumes, tempos de entrega, custos individualizados e outros, para todas as operações isoladamente.
  2. Separe as mercadorias embarcadas primeiro por rotas (identificando focos geográficos de perdas) e por linha e tipo de produto (localizando aqueles que possuem maior custo de transporte).
  3. Faça novas cotações e pesquisas, começando por linhas de produtos cuja proporção do frete em relação aos custos seja maior, e por rotas que apresentem problemas ou preços de frete elevados demais em relação à quilometragem.
  4. Realize testes com novos fornecedores e compare os resultados econômicos com os valores anteriormente apurados em suas planilhas.

 

banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *