* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Logística e o uso das tecnologias móveis

Logística e o uso das tecnologias móveis

O segmento de logística não é geralmente visto pelo grande público como uma área de grandes inovações. Contudo, a tecnologia em processos, o uso de máquinas de transporte e veículos cada vez mais eficientes e o emprego de tecnologias de controle e comunicação avança na cadeia mais rapidamente do que em qualquer outro setor. Os mais recentes avanços no segmento de tecnologias móveis, com conexões de internet móvel cada vez mais rápidas e sistemas e softwares avançados em celulares e tablets criou uma nova fronteira para transportadoras e seus clientes.

Se você e seus parceiros na área logística ainda não utilizam essa nova e fascinante ferramenta em seus negócios, está mais do que na hora disso mudar. A comunicação e análise de rotas, fretes e dados em tempo real tem de ser uma estratégia prioritária em seus próximos passos em busca da eficiência e colocar esse detalhe em segundo plano pode arrasar sua competitividade em um futuro muito próximo. Há pelo menos 5 bons motivos para você priorizar o uso dessa tecnologia em seus processos, antes que seus concorrentes o façam.

Geolocalização

O uso de tags e sistemas de RFID para rastreamento de cargas não é novidade em nosso segmento, mas com a chegada das tecnologias móveis de comunicação, as possibilidades apenas se multiplicaram. Sistemas bem estruturados de georreferenciamento usando a tecnologia atual e até mesmo dispositivos de uso de caminhoneiros, colaboradores e clientes pode até mesmo dispensar o bom e velho rádio, permitindo a você análises em tempo-real a respeito do desempenho e status de cada frete e transporte.

Comunicação

Aplicativos de comunicação via texto, como Whatsapp e outros, revolucionaram o modo com que as pessoas trocam mensagens. Não há motivos para sua empresa ficar de fora e, assim sendo, você deve encorajar sua equipe e fornecedores a manter contato constante ao longo de todo o processo, reportando situações de crise, atrasos e imprevistos e ajudando você a tomar decisões e pensar em alternativas para problemas do dia a dia. Uma boa logística depende sempre de uma comunicação eficaz.

Controle em logística

Uma boa logística depende de um controle minucioso e detalhado. Com informações chegando em tempo-real por meio da internet, você ganha um novo instrumento para acompanhar e controlar sua carga, avisando e passando relatórios mais competentes para sua clientela, podendo restruturar e realocar recursos com rapidez e registrando absolutamente todo e qualquer dado a respeito de sua carga.

Treinamento

Treinar uma equipe logística é uma tarefa complicada, especialmente no caso de colaboradores que permanecem a maior parte do tempo em trânsito, como caminhoneiros e condutores. Com a tecnologia móvel, você ganha um canal no qual pode oferecer treinamento e instruções para esses profissionais que estão sempre em deslocamento, sem haver necessidade de parar sua rotina para tanto.

Cálculos e métricas

Com todos os dados angariados em mãos, sua empresa pode traçar gráficos e simulações que ajudem você a atingir processos mais eficientes e menos custosos no futuro, a fechar contratos mais vantajosos com base no real uso que você faz dos transportes e acompanhando a evolução de medidas aplicadas, de forma rápida e sempre no mesmo lugar. Logística sem cálculos é algo que não leva a lugar algum.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *