* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Kanban: você conhece essa ferramenta?

Você já entrou em uma empresa com um painel cheio de post-its coloridos para controlar a produção? Parece mais desorganizado que organizado, não é mesmo? Mas há uma ciência por trás disso: o Kanban.

O Kanban surgiu lá pelos anos 50 na Toyota que estava passando por dificuldades, praticamente a beira da falência, para compensar a falta de recursos e pessoal, a empresa criou uma metodologia incrível.

E o que é o Kanban?

O real significado da palavra kanban é cartão e esse sistema é exatamente isso.

Imagine um grande quadro com três divisões:

  •         A FAZER
  •         FAZENDO
  •         FEITO

Nessas divisões vão os posts-its com as tarefas, conforme elas forem evoluindo, elas devem ir seguindo no fluxo do quadro. Assim, é possível acompanhar de forma visual e prática, além de demandar poucos recursos financeiros para a implementação.

Assim, sua equipe fica mais alinhada com as tarefas que precisam ser desenvolvidas, assim como a padronização dos processos.

Usando o Kanban é mais fácil de entender o trabalho de forma geral e visualizar quais tarefas precisam ser realizadas e quais já foram executadas. Se o trabalho acumular é mais fácil identificar também o motivo e trabalhar em cima dele para corrigir possíveis falhas.

Outra grande vantagem do Kanban é que a comunicação sobre os processos da sua empresa ficará muito mais simples. O acesso a informação em tempo real pode ser vista por todos a qualquer momento.

Quais empresas podem usar o Kanban?

Independente do porte da sua empresa, o Kanban é uma ferramenta muito útil pois ela tornará o tempo de produção mais eficiente.

O Kanban pode ainda ser utilizado para controlar a entrega para seus clientes, gerenciar o estoque e também administrar o funil de vendas.

Vamos começar?!

O primeiro passo para utilizar o Kanban na sua empresa é motivar toda a sua equipe. Que tal compartilhar nosso post com todas as informações sobre Kanban? 😉

Como é um sistema simples, o ideal é que todos saibam como operar e participem desse fluxo. Deve existir uma motivação para que todos mantenham o painel sempre atualizado e o mais completo possível.

Uma ideia é deixar o painel em um lugar de fácil acesso e que fique visível a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *