* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Just-in-time – tempo também é dinheiro para o transportador

É evidente hoje, sob o ponto de vista dos departamentos de suprimentos, produção e também logística de grandes empresas o conceito difundido de just in time, tanto nas relações com fornecedores de matérias-primas, quanto na distribuição e nas entregas a clientes. Os ganhos de produtividade são grandes e, em geral, maiores ainda as economias de custo com número de viagens, estoques, contratos, etc. Contudo, as vantagens da proliferação do sistema na logística também beneficiam, ainda que muitas vezes de forma indireta, a transportadores, empresas de frete e mesmo caminhoneiros independentes.

Uma definição rápida para Just in Time seria uma estratégia sob a qual nenhum bem é produzido, transportado ou mesmo consumido antes de um determinado momento. Os principais ganhos do processo estão relacionados à eliminação de estoques desnecessários – de produtos finais ou insumos – mas não param por aí. Com volumes de entrega em geral menores e atrelados diretamente ao consumo dos bens transportados, o processo se torna mais rápido. Para transportadoras e caminhoneiros, o fato dos produtos entregues irem direto para uso evita esperas em filas e burocracia na descarga – com isso, mais viagens são possíveis em um tempo menor. Em outras palavras: o caminhoneiro que atua em um mercado de logística mais racional consegue realizar mais entregas em um tempo menor –  o que significa melhores ganhos, mas com uma rotina de trabalho não tão puxada.

Uma outra vantagem para o transportador é o poder de barganha na hora de negociar novos contratos e fretes – como entregas estão vinculadas a horários e datas muito específicos, seu valor individual tende a ser mais alto. É claro que não pode “dar furo”, por isso vale a dica: estime seus horários de entrega e tempos de deslocamento com boa margem de erro, para evitar problemas com entregas just in time.

Menor tolerância

Como é de se esperar, no entanto, transportadoras e profissionais que busquem ou optem por esse mercado devem ter em mente que a tolerância para imprevistos, atrasos e quaisquer problemas em geral é muito menor quando você atua nesse segmento. Entregas estão vinculadas a prazos apertados, não admitindo grandes variações e exatamente por isso muitos contratos do gênero preveem multas, ressarcimentos ou punições de outra natureza às transportadoras que não atenderem às especificações de horário para as entregas. Olho no relógio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *