* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Qual a importância de uma boa embalagem ao enviar um produto?

Qual a importância de uma boa embalagem ao enviar um produto?

Embalagens fazem parte do nosso dia a dia de forma quase imperceptível, mas você já parou para pensar na importância de uma boa embalagem, tanto para o consumidor final, quanto para todo o processo de transporte e entrega do produto ao seu cliente, incluindo o impacto nos custos?

Forma X Função: a essência das embalagens

Todo produto é embalado de alguma forma e, com raras exceções, como os vendidos a granel, as embalagens são pensadas para além de proteger e facilitar o transporte do produto.

Atrair consumidores, seja pela mensagem que a marca deseja passar, por seu design, possibilidade de reutilização e reciclagem, é também funções de uma embalagem.

Estas são as embalagens primárias e secundárias, que têm como principal objetivo proteger o produto e se “relacionar” com o consumidor, atraindo sua atenção e oferecendo motivos para que seja o escolhido nas prateleiras.

Um bom exemplo de embalagens primárias são os papéis que envolvem os bombons, enquanto as secundárias são suas caixas.

Porém, a proteção e transporte pensados para pequenas quantidades não dão conta da segurança e integridade dos produtos quando se pensa em armazenamento e transporte de cargas, que envolvem grandes quantidades e diversos pontos de entrega, assim como processos logísticos complexos e com alto potencial de danificar tanto embalagens quanto o produto.

Nestes casos é preciso entender além da entrega ao consumidor final, e pensar em toda a logística envolvida nestes tipos de transporte, o que acarreta em diferentes tipos de embalagens para cada parte deste processo.

Conheça os tipos de embalagens logísticas

Já falamos sobre as embalagens primárias e secundárias, que são as mais conhecidas do público geral, mas para quem tem um negócio que oferece frete para a entrega dos seus produtos, os demais tipos de embalagens são tão importante quanto elas!

• Embalagens terciárias

Sua principal função é o armazenamento e transporte de um volume maior de produtos, facilitando sua distribuição.

Geralmente feitas de papelão, madeira ou plástico, dependendo do que armazena, servem como proteção para que as embalagens primárias e secundárias mantenham sua integridade.

• Embalagens quaternárias

São o que se chama de facilitadoras de de movimentação, uma vez que concentram um grande número de unidades, tornando mais fácil sua realocação dentro de um mesmo ambiente, ou mesmo o transporte de um local ao outro.

Pallets são um bom exemplo deste tipo de embalagem, apesar de serem abertos.

• Embalagens de 5º nível

Utilizadas para transportes de longa distância e grandes volumes são, geralmente, os containers, que também podem ser utilizados como locais de armazenamento fixo, como extensões de depósitos.

Embalagens também precisam de proteção

Mesmo que seus produtos, durante o armazenamento e transporte, estejam protegidos em embalagens, ainda assim, em muitos casos, é importante termos uma proteção extra, principalmente em casos de cargas mais delicadas e que podem se danificar com quedas e, até mesmo, movimentos bruscos.

Quantas vezes você, ao abrir uma embalagem, se deparou com blocos ou pedaços de isopor, embrulhos de plástico bolha, etc?

Este tipo de proteção é chamado de acolchoamento e garante, tanto a integridade do seu produto, como de suas embalagens primárias e secundárias, garantindo que o cliente receba seu produto em perfeitas condições, afinal, a apresentação do seu produto faz parte da satisfação do seu cliente!

Embalagem: um detalhe que impacta!

Como falamos logo no início deste artigo, as embalagens, muitas vezes, parecem passar despercebidas, porém são itens importantes para o encantamento do cliente.

Se nossa encomenda chega numa embalagem íntegra, sem danos, com o produto bem acondicionado e em perfeito estado, provavelmente não daremos muita atenção ao pacote, mas, se recebermos uma embalagem danificada e com sinais de falta de cuidado, o impacto é imediato, nos levando a questionar a qualidade do fornecedor, uma vez que o transporte faz parte da oferta, mesmo que realizados por empresas terceirizadas.

Assim, a embalagem é um fator fundamental da satisfação do seu cliente e este é um investimento que não deve ser negligenciado quando oferecemos a entrega para nossos cliente. Um detalhe como este pode fazer toda a diferença em como o público enxerga a sua empresa.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender a importância das embalagens ao enviar seus produtos!

Acompanhe nosso blog para saber tudo sobre frete e transporte de cargas!

Confira também:

O guia definitivo para embalar os seus produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *