FTL e LTL – mais siglas para guardar na memória

|
publicado: 6/05/2014
ftl

Siglas FTL e LTL são muito utilizadas no dia-a-dia de transportadoras

O advento das soluções inteligentes e integradas de carga, fretes compartilhados e cargas fracionadas e operações multimodais levaram à criação, ou inclusão, de mais duas siglas ao dia a dia do transporte rodoviário, FTL e LTL. Ambas as terminologias têm origem no inglês:

FTL – Full Truckload, “caminhão cheio” numa tradução livre, é o tipo de carga homogênea, geralmente com volume suficiente para preencher completamente uma caçamba ou o baú de um caminhão, ou ainda um contêiner intermodal. Essa sigla geralmente está atrelada a contratos nos quais a transportadora realiza múltiplas viagens, com diversos veículos, transportando um mesmo tipo de carga para um único cliente específico. Operações com soja, grãos em geral, carvão e outros graneis são exemplos disso. Vale lembrar também que, como a carga é única e atende a um mesmo cliente e rota, não há paradas ou manejo dos volumes durante a viagem, apenas um embarque e um desembarque. O FTL é sem dúvida uma opção muito mais vantajosa tanto para clientes que lidam com grandes volumes de produtos de base ou adquirem grandes quantidades de uma mesma matéria-prima, e também para transportadoras que lidam com esse tipo de demanda, as quais podem assegurar contratos de longo prazo com ocupação garantida em quase todas as viagens.

LTL – Less Than Truckload, como o próprio nome sugere, implica que nem toda a capacidade do caminhão é ocupada pelo produto. Transportadoras que trabalham em base LTL recolhem cargas menores de diversos tamanhos e volumes de vários clientes, consolidando-as e, por vezes, entregando-as em mais de um ponto distinto dentro de uma mesma rota. É uma das maneiras de se operar a tão falada carga fracionada.

Embora ambos os sistemas apresentem vantagens a depender do tipo de contrato e carga específicos, não raramente ambos são utilizados em conjunto para atender melhor a demandas de clientes de maior porte.

Pontos fortes e fracos

Cada uma das modalidades, como explicamos, têm seus pontos fortes e fracos. No caso do tempo em tráfego, em razão do menor número de paradas e de um cliente único na descarga, o frete em FTL possui maior rapidez. Além disso, o tempo de movimentação no LTL depende de fatores que muitas vezes estão fora do controle da transportadora, em terminais e pontos de embarque e desembarque.

Quanto às vantagens do LTL sobre o FTL, estão principalmente ligadas à redução de custos. É possível despachar um produto pagando apenas uma fração do custo de afretamento de um veículo integral, além disso, por parte da transportadora, elimina-se o desperdício de espaço e multiplicam-se os ganhos provenientes de uma mesma viagem.

Operações logísticas mais completas e empresas que operam com intermodalidade geralmente se utilizam de ambas as abordagens, aproveitando o melhor de cada um dos sistemas. Por exemplo, utilizando veículos em FTL para levar uma maior quantidade de carga até um armazém de distribuição, a partir do qual as mercadorias passam a ser despachadas com o uso do LTL.

 

 

2 comentários

  1. Douglas O Cardoso

    07/05/2014 as 21:05

    Resumindo: se você tem um perfil de carga de pequenos volumes, vários destinos diferentes,que pode sofrer vários “handlings” e pode esperar prazos 200-300% maiores que numa carga dedicada (FTL), não há motivo para não utilizar LTL e economizar muito.
    Caso contrário, cargas de grande volume, agendamento de entrega ou janelas específicas, aliados a materiais que não pode sofrer muito manuseio, deve-se pagar o preço do FTL, que no Brasil é um dos mais caros do mundo devido a principalmente infra-estrutura precária.

  2. Tatiana

    12/04/2016 as 13:08

    Bom dia…

    Venho através deste deixar nossos contatos para possíveis atendimentos com relação a Renovação de Certificado do Tacógrafo, manutenção e venda de Disco Diagrama.

    Podemos estar encaminhando todas as datas das próximas renovações dos Certificados Cronotacógrafos, é só nos enviar as Placas dos veículos que faremos a consulta e encaminhamos atualizadas. Isso não gerará custo alguma, faremos essa consulta como cortesia.

    Estamos a disposição para qualquer dúvida e esclarecimentos, seguem abaixo nossos contatos e desde já, agradeço.
    *´¨)
    ¸.·´¸.·*´¨) ·*¨)
    (¸.·´Tatiana Alves
    Comercial

    BR Tacógrafos
    Av. dos Estados, 7050 (Dentro Estacionamento Caminhões)
    Pq. Jaçatuba
    Santo André-SP
    (011) 4401-1035
    E-mail: comercial@e-lacre.com.br

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>