* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Fique atento: O que é erro de reversão de fretes?

Fique atento: O que é erro de reversão de fretes?

Se você nunca ouviu falar em erro de reversão em fretes ou se até escutou, mas não sabe do que se trata, não se preocupe. Esse é mais um dos muitos termos utilizados na área de transporte de carga e que costuma ser um grande mistério para quem não é do ramo.

Mas fique tranquilo: neste post explicamos o que é a reversão para que você nunca mais tenha dúvidas sobre o assunto e, claro, para que saiba o que fazer caso precise tratar dessa situação.

O que é a reversão de fretes

Chamamos de reversão de fretes quando o valor da entrega contratada é transferido de um CNPJ para outro CNPJ, ou seja, a responsabilidade de quitar a dívida passa de uma empresa para outra empresa.

Exemplo de reversão de frete

Para facilitar a compreensão, vejamos um exemplo: um cliente, ao contratar os serviços de uma transportadora, informa que o pagamento deverá ser feito pela pessoa que receberá a carga. No momento da entrega, porém, o destinatário se recusa a pagar o valor combinado pela entrega.

Desde que remetente e destinatário estejam de acordo, é realizado um procedimento para reverter o frete, colocando-o como responsabilidade de quem enviou o produto e não de quem a comprou – no caso do exemplo citado.

A princípio, pode parecer algo simples, mas que pode gerar certa dor de cabeça, então é preciso ter cuidado!

Motivos que levam ao erro de cobrança

Ainda que possa haver falha na comunicação, levando destinatário e remetente a não se entenderem sobre quem deve pagar o frete, o motivo mais comum para que a cobrança siga para a pessoa indevida é erro no preenchimento de dados da nota fiscal emitida pela transportadora – e posteriormente transportados para o Conhecimento Eletrônico de Transporte (CT-e), documento que registra uma prestação de serviços de transporte de carga e que é exigido pelo Ministério da Fazenda.

Em que momento o equívoco é detectado

Geralmente o erro só vem à tona no momento da entrega da mercadoria, quando o destinatário percebe que o frete que deveria estar pago, foi designado como a  pagar. É quando os envolvidos devem entrar em acordo sobre o pagamento para que seja corrigida a informação.

Como solicitar a reversão de fretes

A solicitação para a reversão de frete deverá ser feita pelo responsável de pagamento de frete enviando para a transportadora cópia da nota fiscal da mercadoria e carta de autorização do novo pagante, assumindo o pagamento do frete.

Como costumamos dizer, “errar é humano” e até mesmo na contratação de um frete pode ocorrer equívoco como o responsável pela cobrança. O erro de conversão, contudo, pode ser corrigido de modo simples e rápido, especialmente se você puder contar com uma equipe especializada em transportar sua carga.

Nós, da CARGOBR, somos especialistas em fazer com que seus produtos sejam transportados de forma rápida e segura. E, ainda, tomamos todos os cuidados necessários para que cada aspecto desse processo ocorra de forma correta e agradável.

Agora se você quer saber quais outros erros podem acontecer com o frete do seu produto, confira um super webinar que gravamos juntos com a Arquivei, ressaltando os 3 erros fiscais mais comuns:

One thought to “Fique atento: O que é erro de reversão de fretes?”

  1. Olá,
    entendo que é fácil a reversão do frete para informar quem será o pagador do serviço.
    Mas e com relação aos termos fiscais?
    Já que para transportar uma carga é necessário a emissão de um CT-e e este CT-e estará com o TOMADOR DO SERVIÇO errado. Como a empresa pagadora do frete irá lançar esse CT-e? Carta de correção eletrônica é legal nesse caso?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *