* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
matriz de custos

Estoques: entendendo a matriz de custos

Uma das grandes preocupações das empresas está ligada aos estoques e à matriz de custos envolvida em sua manutenção.

Cada vez mais, as empresas buscam aperfeiçoar suas estratégias logísticas, onde o estoque ideal é a grande meta.

O estoque ideal é aquele que é suficiente para atender a demanda e os pedidos, mas que não tenha sobras, não fique parado nos depósitos, mas que também não falte e deixe a área de vendas ou de produção em risco.

Isso porque estoque em excesso significa que o produto não está tendo liquidez e sua empresa está com dinheiro parado.

Já a falta dele, compromete sua imagem junto ao mercado, além de fazer com que seu negócio perca vendas e faturamento ou deixe ociosa a produção.

A matriz de custo contribui significativamente para evitar isso e entender o impacto financeiro de cada uma dessas situações.

É ela que apresenta números que precisam ser observados pelos executivos para que se alcance o nível ideal de estoques em sua empresa. Esse post trata sobre isso, continue lendo e confira!

O que é matriz de custos?

A matriz de custos relacionada aos estoques diz respeito a todas as despesas que essa área despende da empresa para manutenção.

O cenário ideal é transformar todas as despesas e custos fixos em variáveis, ou seja, onde você só tem gastos caso haja movimentação.

No entanto, isso não é fácil de ser realizado, pois, implica em situações que podem prejudicar os resultados de vendas da empresa.

Os custos para a manutenção dos estoques são altos e uma análise criteriosa precisa ser realizada constantemente para minimizar e melhorar ao máximo os resultados.

De uma maneira geral, a matriz de custos de estoque é dividida em quatro diferentes classes:

Custo de espaço

Quanto sua empresa gasta para manter os espaços onde os estoques estão armazenados? 

Nesse caso, é necessário somar os aluguéis de depósitos, galpões e as despesas pagas por metro quadrado ocupado em ambientes terceirizados. 

O tempo de armazenamento e o espaço utilizado precisam ser otimizados para a diminuição desse custo.

Custo de capital

Qual o valor que sua empresa investiu na aquisição dos estoques, deixando de utilizá-lo em outras aplicações?

Muitas vezes, as empresas precisam se precaver e adiantar investimentos em insumos e matérias-primas, em função de possíveis problemas do mercado.

Isso ocorre para evitar oscilações de preços que ameaçam o mercado, bem como evitar problemas de abastecimento de produtos que podem faltar em um futuro próximo, comprometendo o seu negócio.

Custo de serviço

Quais são os custos e taxas pagas para manter os serviços dentro dos locais de armazenamento?

Aqui são levados em conta valores dos impostos, taxas cobradas pelas empresas de água, telefone e energia elétrica, e quaisquer serviços prestados para a manutenção dos ambientes, inclusive os seguros das mercadorias estocadas.

Custo de risco

Mercadorias estocadas e de baixo giro podem ser perdidas em função de datas de validade, ou em função de deteriorações.

Além disso, nos casos de produtos voltados à moda ou tecnologia, em caso de estoques parados, eles podem ficar obsoletos e deixar de serem vendidos em função de mudanças comportamentais.

Isso pode trazer sérios prejuízos a uma empresa.

Analisando as informações da matriz de custos

A somatória de todos esses custos apresenta à sua empresa o que é gasto em termos de manutenção dos seus estoques.

Se a matriz de custos dessa área não for bem gerida, pode ocorrer o comprometimento dos resultados finais da operação, com prejuízos sérios e, em muitos casos, definitivos.

Vale reafirmar: produtos em excesso tornam-se um problema para o negócio e, por outro lado, a falta deles compromete as vendas e a produção.

É necessário um equilíbrio para que a operação obtenha sucesso e conhecer a matriz de custos é fundamental para que os empreendedores saibam os limites e a situação ideal dos estoques dos seus negócios.

Se você gostou desse artigo, leia também Logística como estratégia competitiva: é possível?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *