LTDA

Documentação para empresa LTDA.

Se você pensa em abrir seu negócio no formato de Sociedade Limitada (LTDA), vamos ajudar mostrando quais documentos necessários para a abertura da sua empresa.

Para formalizar um negócio no formato jurídico LTDA, é necessário o acompanhamento de um serviço contábil, pois alguns passos só podem ser realizados por esse profissional. Você pode se adiantar e já levar a documentação necessária.

Vamos começar?

Antes de tudo, você deve ir à Junta Comercial do seu estado, para verificar se há alguma empresa com o nome igual ao que você idealizou, não é permitida a duplicidade de nomes nas empresas LTDA, portanto, se o nome já estiver em utilização, você precisará ter uma alternativa.

Mostramos pra você que nesse tipo de sociedade é preciso ter pelo menos um sócio e, por isso, é exigido na hora da formalização o contrato social que é um documento que estabelece as condições da empresa, as cotas de cada sócio e a responsabilidade de cada um.

Nos sites das Juntas Comerciais, de quase todos os estados, é possível acessar um modelo de contrato social. Se você for de São Paulo, pode verificar aqui. Alguns contadores prestam assessoria na hora de fazer o contrato social de empresas LTDA, não deixe de verificar com o seu em caso de dúvidas.

Separando os documentos

Agora que você já verificou a possibilidade de utilização do nome e fez seu contrato social, você deve procurar um contador de sua confiança, se você quiser agilizar o processo, pode separar a documentação de todos os sócios:

  • Carteira de Identidade,
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF),
  • Comprovante de residência,
  • Título de eleitor (é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais),
  • Comprovante de endereço da empresa,
  • Declaração do Imposto de Renda do ano vigente,
  • Atividades que a empresa exercerá,
  • Nome fantasia da empresa LTDA.

O contador fará, pelo programa da Junta Comercial do Estado, o cadastro, preenchimento de requerimentos e checará todos os dados e códigos, se não houver impedimentos ou qualquer problema ou pendência na documentação, o contador imprimirá a documentação.

Em quase todos os estados o sistema da Junta Comercial e da Receita Federal é integrado, caso seja integrado no seu estado, o contador preparará o Documento Básico de Entrada (DBE). Caso não seja integrado, você deve procurar a Receita Federal para emissão desse documento.

Quando o DBE estiver pronto, é necessário reconhecer a assinatura de todos os sócios junto no cartório da sua cidade e levar os documentos na Junta Comercial e Receita Federal.

Pronto! Sua empresa LTDA já está apta para começar as atividades, boa sorte!

admin
thiago.paim@cargobr.com
1Comentário

Postar Comentário