* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Cuidados no frete com objetos frágeis

Não é apenas na mudança, no âmbito empresarial, objetos frágeis também têm de ser embalados com cuidado e, muitas vezes, não é a transportadora quem tem de se responsabilizar inteiramente por isso. Ainda que haja seguro, danos a objetos e mercadorias nunca são bem-vindos. Quando ocorrem, clientes recebem a mercadoria em atraso e outras despesas geralmente aparecem. Então, para evitar tudo isso, que tal ter um pouco mais de cuidado antes mesmo de fechar o frete.

Tamanho certo

Cuidados no frete com a embalagem começam na hora de selecionar o tamanho das mesmas. Não tente “lotar” caixas e invólucros e sempre utilize embalagens do tamanho certo para os produtos que estejam sendo enviados. Quando o objetivo é evitar trepidações, tenha certeza de que os objetos possam ser escorados, então use caixas e embalagens mais justas. Se o objeto for frágil, porém precisar de alguma “folga”, opte por embalagens um pouco maiores que a carga.

Preenchendo vazios

A maioria dos objetos frágeis requer cuidados no frete adicionais – preencher espaços vazios nas embalagens. Plástico-bolha é sempre o ideal, mas caso você não o possua, é possível usar jornal ou pedaços de papel “kraft” embolados. Isso fará com que os espaços vazios nas caixas sejam preenchidos e os objetos transportados não possam balançar, trepidar ou se chocar entre si, no caso de itens frágeis e que possam trincar ou rachar ao bater uns nos outros, como vidros.

Use divisórias

Algumas cargas, como garrafas e frascos, exigem não apenas a caixa certa, mas também divisórias padronizadas, que possam isolá-los uns dos outros. Não economize nisso. Às vezes, um único frasco quebrado pode danificar toda uma carga, no caso de líquidos viscosos ou oleosos, e também cargas de outros clientes da transportadora, no caso de líquidos contaminantes. Líquidos inflamáveis devem ser, no entanto, informados à transportadora, para que cuidados adicionais possam ser tomados.

Etiquetas e avisos

Pode criticar o trabalho da transportadora, mas sem identificar as embalagens com dizeres de “frágil”, os colaboradores do prestador de serviços não têm muito como adivinhar. Cole etiquetas de frágil, dê descrições precisas do material que está sendo transportado e, se necessário, coloque mais instruções na embalagem, como por exemplo o sentido no qual devem ser erguidas e apoiadas, número máximo de caixas no empilhamento, etc. Informação é algo essencial no transporte de mercadorias e, para garantir que o melhor serviço possível seja prestado a você, é preciso também que você faça sua parte.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *