Roteirização – como ela pode ajudar sua empresa?

|
publicado: 7/11/2014
roteirizacao

Roteirização – como ela pode ajudar sua empresa?

A gestão de transportes e logística é uma tendência em praticamente todos os segmentos econômicos nos dias de hoje. À medida que o custo com fretes se encarece, novas técnicas e também velhas receitas passam a ser utilizadas. Qualquer ganho nas operações, seja de poucos reais, tende a refletir nas margens de qualquer empresa de maneira decisiva. Muitas estratégias de gestão na área logística dependem exclusivamente dos operadores e transportadoras, mas em alguns casos a simples compreensão desses processos de otimização pela sua empresa podem gerar economia e ganhos em suas operações.

Para quem lida com cargas fracionadas, muitos clientes e também diversos fornecedores, a roteirização é uma forma inteligente de conseguir ganhos pontuais ao longo de toda sua operação de transportes. Mas, para isso, é preciso contar com transportadoras ou empresas de logística que possuam softwares e sistemas capazes de realizar esse tipo de análise. Em casos extremos, nos quais os embarcadores operam com volumes imensos de coletas e entregas, eles mesmos tendem a adquirir esses softwares, de modo a estudar melhorias em suas operações e acionar transportadoras para que realizem essas mudanças.

Tudo está relacionado ao tamanho de suas operações e ao número de transportes e viagens que sua empresa precisa realizar. Embora transportadoras de grande porte possuam em geral acesso a esses sistemas, também é possível a clientes recorrer a seu uso quando o volume de operações se torna muito grande.

Diferencial na hora de contratar

Há softwares específicos no mercado que realizam análises de roteirização – eles são caros, mas algumas transportadoras já conhecem suas vantagens e sabem que o retorno para seus clientes é positivo e pode gerar ganhos em todas as operações. Empresas com acesso a softwares como o Roadshow, Easy Router e Road Net podem não apenas atender às suas necessidades de frete, mas também sugerir mudanças em rotas que podem implicar em ganhos de produtividade para sua empresa. Buscar transportadoras com esse diferencial de mercado pode também ser uma boa estratégia na hora de selecionar seus parceiros para a realização de coletas e entregas.

Vantagens da roteirização

A roteirização, por meio da definição de rotas mais eficientes para suas necessidades de carga, cria espaço para uma série de ganhos e vantagens na área logística:

  • Redução das distâncias necessárias para entregas e coletas.
  • Ganhos de tempo nas operações.
  • Melhor dimensionamento da carga e uso da frota.
  • Racionalização dos recursos humanos e horas de colaboradores.
  • Economia de combustíveis e também com pedágios.
  • Redução dos gastos com manutenção de veículos.

banner

 

7 comentários

  1. Miguel Arcanjo Negrerios Gomes

    25/11/2015 as 14:51

    No seu post não vi a citação de software de roteirização feito no Brasil..
    Conheço um sistema no Brasil chamado SisRot que foi desenvolvido pela Graphvs Consultoria que não deve em nada aos software citados acima e esse software é genuinamente brasileiro e é capaz de melhorar o rendimento do seu roteiro já existente de 10% a 15%..
    o site da empresa é http://www.graphvs.com.br

    • Mayra

      07/03/2017 as 11:23

      Qual seria a média de um valor como um sistema desse para uma empresa com a média de 50 a 100 veículos?

      Obrigada,

      Mayra

  2. Aílton Rodrigues

    25/01/2016 as 01:40

    Ola

  3. Jirrê

    29/06/2016 as 20:34

    Muito bom o texto. Sou Docente em Logística e gostei muito. Parabéns

  4. Anselmo

    31/08/2016 as 16:15

    Gostei muito do comentário trabalho no ramo mas nao usamos ainda o sistemas como posso saber como fazer

  5. Jessica

    02/11/2016 as 17:47

    gostaria de saber o valor de seus sistemas.

  6. Mayra

    07/03/2017 as 11:20

    Gostaria de saber a média do valor desses sistemas.

    Obrigada,

    Mayra

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>