* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
roteirização

Roteirização: como ela pode ajudar sua empresa?

Se você trabalha com gestão de transportes e logística, com certeza, já ouviu falar que a roteirização é uma tendência no mercado.

À medida que o custo com frete cresce, é necessário criar técnicas e utilizar métodos para tornar a logística mais rentável para a empresa.

Normalmente, essas novas técnicas estão relacionadas com a compreensão e otimização dos processos já realizados pela empresa, criando procedimentos que geram economia e ganhos em suas operações.

Um desses procedimentos é a roteirização. 

Continue lendo para saber o que é e como ela pode ajudar sua empresa!

O que é roteirização?

A roteirização, assim como já mencionado, é um processo de otimização logística, nesse caso, na definição de itinerários.

Suponha que sua empresa precisa levar uma carga do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. 

Existem muitos caminhos que podem ser feitos entre esses dois estados, mas alguns pontos precisam ser analisados, como quais estradas permitem a circulação do caminhão escolhido para a entrega e, até mesmo, quais serão as janelas operacionais.

A roteirização é fazer esse estudo e apontar o melhor caminho entre dois pontos.

Vale lembrar que esse processo de otimização de definição de itinerários não leva em conta apenas a quilometragem entre os dois destinos, mas todos os custos e possíveis problemas que o veículo possa encontrar durante a viagem.

A roteirização e a carga fracionada

As empresas que trabalham com carga fracionada necessitam ainda mais de recursos para a realização e definição dos roteiros.

A carga fracionada faz com que a transportadora monte um roteiro de tal forma que consiga realizar as entregas dentro de uma programação que atenda às diversas exigências dos destinatários e, ao mesmo tempo, à legislação local.

Como se sabe, a maioria das grandes cidades limita o tráfego de veículos pesados em algumas regiões, com o objetivo de evitar congestionamentos.

Também é comum algumas empresas só receberem produtos em determinados horários e ainda existem os fatores como trânsito, obras, acidentes e outros que podem impedir a viagem.

Um bom plano de roteirização, além de prever o melhor caminho possível, também identifica problemas no trajeto e apresenta opções para minimizar eventuais atrasos.

Diferencial na hora de contratar

Todo embarcador deseja que seus produtos cheguem nas condições previstas e rapidamente ao seu destino.

A tecnologia colabora para que isso aconteça, apresentando alternativas e os melhores caminhos para se chegar ao destino.

Por isso, um dos diferenciais na contratação da transportadora é uma avaliação da tecnologia que adota para diminuir os riscos dos seus produtos ficarem “trancados” no trânsito.

Algumas empresas de tecnologia oferecem sistemas para a roteirização, o que acaba contribuindo substancialmente na qualidade dos serviços prestados pelas transportadoras.

A tecnologia hoje permite o monitoramento de rodovias e estradas, facilitando e informando em tempo real as situações do tráfego praticamente por todo o país.

Existem dezenas de opções no mercado oferecendo as mais diversas funcionalidades e atendendo especificamente cada necessidade. 

Isso significa que as transportadoras que utilizam essa ferramenta estão na frente em termos de tecnologia e prestação de serviços.

Uma boa alternativa para orçar sua carga com transportadoras que prezem pela qualidade nos serviços prestados é a utilização da plataforma da CARGOBR.

Vantagens da roteirização

A roteirização oferece muitas vantagens, mas podemos destacar algumas que colaboram para a diminuição dos custos e melhoria na produtividade:

  • Redução das distâncias necessárias para entregas e coletas;
  • Ganhos de tempo nas operações;
  • Melhor dimensionamento da carga e uso da frota;
  • Racionalização dos recursos humanos e horas de colaboradores;
  • Economia de combustíveis e pedágios;
  • Redução dos gastos com manutenção de veículos.

Como se observa, a roteirização é uma ferramenta que faz parte das empresas que atuam no transporte de cargas e é fundamental para oferecer qualidade e rapidez a seus clientes e diminuir custos de operação.

Se você gostou desse post, que tal ler também o artigo que trata das oportunidades e desafios na relação embarcador e transportador?

7 thoughts to “Roteirização: como ela pode ajudar sua empresa?”

  1. Gostei muito do comentário trabalho no ramo mas nao usamos ainda o sistemas como posso saber como fazer

  2. No seu post não vi a citação de software de roteirização feito no Brasil..
    Conheço um sistema no Brasil chamado SisRot que foi desenvolvido pela Graphvs Consultoria que não deve em nada aos software citados acima e esse software é genuinamente brasileiro e é capaz de melhorar o rendimento do seu roteiro já existente de 10% a 15%..
    o site da empresa é http://www.graphvs.com.br

    1. Qual seria a média de um valor como um sistema desse para uma empresa com a média de 50 a 100 veículos?

      Obrigada,

      Mayra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *