Como preparar a carga para evitar atrasos na entrega?

Como preparar a carga para evitar atrasos na entrega?

É indiscutível que o cumprimento de prazos de entrega é um dos fatores de sucesso de uma empresa, principalmente quando falamos sobre produtos que foram comprados e serão entregues por uma transportadora.

Por isso, evitar atrasos é essencial quando planejamos nossa área logística! Inclusive, pois o atraso pode acabar gerando grandes problemas, também, para o seu negócio, como informa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)

Um dos principais fatores que acarretam em atrasos de entrega é o fato da mercadoria não estar preparada adequadamente para o transporte.

Mas, como podemos evitar este problema que pode ter reflexo tão negativo em nossos negócios?

Garanta a sua parte

O primeiro passo para garantir que sua carga esteja preparada de forma adequada para a entrega e, assim, não atrase, é ter certeza de que tudo que depende apenas da sua empresa esteja organizado e pronto.

• Tenha as Notas Fiscais sempre prontas

Qualquer transporte de carga deve ser acompanhado da Nota Fiscal do produto, seja ele fruto de uma venda, ou brinde.

Isto é necessário por diversos motivos, dentre eles, para garantir o seguro do valor transportado, demonstrar a origem e destino da carga, e se certificar que a carga não seja apreendida, durante fiscalização, por falta de documentação.

• Garanta que todas as medidas estejam corretas

Ao contratar o serviço de uma transportadora para entregar seus produtos, é importante que todas as medidas dos produtos estejam corretas, garantindo que o processo de carga e transporte ocorram sem problema.

Para isso, é importante conhecer o peso, altura, largura e comprimento das embalagens que contém o produto, e não do produto em si, uma vez que é a embalagem total que vai ocupar espaço no caminhão.

A maneira mais utilizada pelas transportadoras para garantir espaço no caminhão, e precificar o transporte, é a Cubagem, que nada mais é do que o volume que o produto ocupa multiplicado pelo fator de cubagem, que já falamos em artigos anteriores.

• Ofereça prazos realistas

Se você sabe que seu produto precisa de um preparo especial para ser transportado e que isso pode levar algum tempo, ou mesmo depende de serviços de terceiros, inclua este tempo no cálculo dos prazos de entrega.

• Mantenha controle do seu estoque

Ter um estoque bem organizado e eficiente é meio caminho andado para evitar atrasos nas entregas.

Isso, pois você saberá se o produto está disponível, deixando o cliente ciente, previamente, se ele receberá dentro do prazo que ele precisa, além de poder iniciar os preparos para transporte de maneira organizada, sem surpresas de última hora.

Este controle também é importante para que a movimentação de cargas em seu estoque seja feita de maneira organizada e sem riscos para os produtos ou colaboradores.

• Confirme todos os dados de origem e destino

Talvez o ponto fundamental do processo de entrega de cargas e que, por parecer tão simples, possa causar muita dor de cabeça!

Certifique-se de que os dados de origem e destino da sua carga estejam corretos, de preferência pelo CEP, que garante que ruas de mesmo nome, mas em bairros ou cidades diferentes possam causar um grande problema, tanto de prazo, quanto de custos.

Tenha parceiros e não transportadoras

Após garantir que tudo o que é de sua responsabilidade está organizado, é hora de tratar com seus parceiros!

Mas, por que parceiros, e não transportadoras?

Pelo simples fato que, uma relação de parceria é uma relação de ganho mútuo!

Você sabe que pode contar com seu parceiro, assim como ele pode contar com você, o que pode facilitar muito quando se fala em cumprimento de prazos, facilidades, e agilidade em todos os processos.

Portanto, tenha algumas transportadoras parceiras e saiba quais são os pontos fortes e fracos de cada uma, escolhendo sempre a que melhor satisfaça a sua necessidade naquele momento.

• Trabalhe com parceiros variados

Como disse anteriormente, ter parceiros diversificados é muito útil na hora de escolher a melhor solução para sua necessidade.

Uma parceria de sucesso gera uma relação de confiança na qual possíveis problemas podem ser identificados e superados antes mesmo de acontecerem.

• Escolha parceiros que ofereçam as melhores garantias

Fazer parcerias, aqui na CARGOBR, é algo muito sério e realizado com muito cuidado!

Por isso, temos alguns elementos que são essenciais para que possamos escolher quais transportadoras farão parte da nossa rede, como a possibilidade de rastreio da carga, assim como seguro para 100% dos transportes realizados, e sistemas que sejam facilmente integrados ou compatíveis com os nossos.

Então, aconselhamos você a pensar nos critérios mais importantes para garantir sua entrega sem atraso e com o máximo de controle, mas se preferir, pode entrar em contato com a gente para que isso não seja uma preocupação para você!

Espero que este artigo tenha te dado uma luz no que diz respeito ao preparo da sua carga para que você não acabe deixando seu cliente na mão, assim como prejudicando a imagem do seu negócio.

Para saber mais sobre logística e os principais fatores que impactam no transporte dos seus produtos, acompanhe o nosso blog!

Também, aproveite para conhecer os principais desafios logísticos das PMEs!

Desafios de logística: o quanto eles impactam micro e pequenas empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *