* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Black Friday, Natal e suas entregas

Se você trabalha com frete fracionado e não possui um fornecedor fixo, talvez seja a hora de começar a se preocupar e fechar contratos e fretes antes que atrasos comecem a ocorrer. A razão é muito simples: com a chegada do Black Friday, agora no final de novembro, aliado às compras de Natal, já começando esta semana com a primeira parcela do 13° salário, tem início um dos períodos mais movimentados no segmento de transportes de logística. Isso pode significar que atrasos e problemas de entrega venham a se tornar uma constante, a menos que você assegure suas opções de transporte desde já.

Todos que lidam com logística sabem que a partir do final de novembro – época recentemente marcada pela Black Friday – as coisas começam a esquentar. Preços de fretes sobem e prazos se alongam e a sorte fica por conta daqueles que possuem mais trunfos na manga, ou seja, mais ofertas de transportadoras e uma variedade maior de fornecedores. O frete online, aliado a contratos de longo prazo mais flexíveis também oferecidos por transportadoras, principalmente aquelas especializadas no segmento de varejo, digital ou físico, resolveram parte do problema – mas ele ainda está longe de acabar.

Vendas menores, problemas iguais

Tudo indica, por conta da crise, que as vendas de final de ano em 2015 não encherão os olhos do empresário. A Black Friday, nesse sentido, pode ser um importante divisor de águas, demonstrando se as vendas fracas se estenderão até o final do ano ou se os consumidores apenas adiaram suas compras de Natal. O mais provável, infelizmente, é que as vendas deixem mesmo a desejar.

Contudo, no segmento logístico, outros problemas, como a recente greve de caminhoneiros, prometem deixar os problemas de entregas e remessas de final de ano pelo menos iguais aos que são enfrentados todos os anos. Com menos entregas, talvez o frete não subisse tanto, mas a alta dos combustíveis, que acumulou praticamente 40% este ano, somada a outros fatores de alta e também a problemas setoriais devem garantir um alto custo logístico nas Festas, como é tradicional, aliás.

As opções? Negociação por antecipação é uma delas, usando de sua carteira de fornecedores ou de sistemas de cotação online, como o da CargoBR. Outra opção interessante é a formação de “pools” de empresas para contratação de fretes em atacado junto a transportadoras – afinal de contas, elas também estão com menor movimentação, e a despeito da alta nos custos, os lucros seguem menores, já que despesas subiram ainda mais ao longo do ano.

Após tudo isso – a expectativa de um ano fraco em 2016, com custos logísticos altos e desafios de entregas e concorrência ainda maior. O presente de Natal? Talvez se você correr agora atrás do prejuízo, será um ano de 2016 mais tranquilo, pelo menos no que se refere à sua carga e entregas.

One thought to “Black Friday, Natal e suas entregas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *