* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
profissões da logística

Atividades e profissões da logística: você conhece?

Por muito tempo a área de logística foi tratada como um setor de apoio às outras áreas da empresa. Suas atividades e profissões eram quase que invisíveis e pouco valorizadas.

Seu objetivo era o de receber, armazenar e expedir as mercadorias estocadas, sejam elas para a área de produção de uma fábrica ou para clientes finais.

Com o tempo, esse setor passou a ser estratégico na visão das grandes corporações e empreendedores, que sabem que suas atividades colaboram na lucratividade da operação, bem como podem trazer prejuízos.

Nesse post, você vai conhecer as atividades e profissões que envolvem a área de logística, setor tão importante para o bom funcionamento de todas as empresas. Continue lendo e saiba da importância dessa área na gestão empresarial!

O que é logística?

O conceito de logística surgiu na Segunda Guerra Mundial, onde o transporte e armazenamento das armas eram fundamentais para o sucesso das missões.

Na época, foi realizado todo um estudo a respeito dos esforços que precisavam ser feitos para que os armamentos chegassem a um lugar seguro e estivessem disponíveis no momento certo. Todos esses pontos eram avaliados pelos oficiais especialistas no assunto.

A logística, portanto, pode ser compreendida como o planejamento e execução da movimentação e armazenamento de mercadorias.

No mundo corporativo, a área de logística é a responsável pelo recebimento, armazenamento, manutenção, separação e expedição de mercadorias produzidas ou adquiridas pela empresa.

Subáreas da logística

A logística, em qualquer empreendimento, contribui para o sucesso ou fracasso de uma negociação, contribuindo significativamente para o lucro da operação quando bem definida, ou gerando prejuízos quando não tratada adequadamente.

Existem subáreas dentro da logística, onde assuntos específicos são tratados de forma particular, e onde profissionais atuam na busca da otimização dos processos.

Universidades oferecem cursos e formam especialistas nas mais diversas profissões desse grande setor.

Dentre as suas subáreas, as de maior destaque são:

  • Recebimento e expedição de mercadorias;
  • Armazenamento e manutenção dos estoques;
  • Transporte e movimentação de materiais;
  • Suprimentos e compras.

Atividades e profissões da área de logística

Muitas profissões da logística se confundem e mesclam com atividades de outras áreas, uma vez que a integração entre elas é fundamental para o sucesso da operação.

Profissionais do recebimento e expedição precisam de extrema atenção para verificar se o material a ser movimentado está de acordo com o pedido gerado.

São responsáveis em verificar se quantidades, valores e itens estão de acordo com a compra realizada.

Portanto, trabalham diretamente com todo o time de vendas e faturamento.

Além disso, em conjunto com a área de produção e de armazenagem, desenvolvem estudos e implantam soluções para que o estoque atenda exatamente a demanda solicitada, diminuindo custos e contribuindo para o resultado final.

Outra atividade de extrema importância são os envolvidos na manutenção e armazenamento dos estoques. São os responsáveis em manter o ambiente próprio para receber todo tipo de produtos: comuns, perecíveis e os que merecem cuidados especiais.

Dentre as profissões da logística, os envolvidos com a mobilidade são responsáveis em avaliar as melhores modalidades de transporte para o despacho, avaliando custos, tempo de entrega e qualidade nos serviços prestados.

As áreas de materiais e suprimentos envolvem os profissionais de compras que precisam estar integrados com equipes de produção, vendas e armazenamento.

O desempenho desses profissionais é que mantém uma fábrica funcionando quanto a alimentação de matéria-prima, e que não deixam faltarem mercadorias nas prateleiras para os clientes finais.

Também é preciso lembrar dos caminhoneiros que são responsáveis por transportar as cargas no modal rodoviário.

Valorização das profissões da logística

As profissões da logística são cada vez mais procuradas, uma vez que o mercado vem valorizando e reconhecendo a importância dessa área no sucesso dos empreendimentos.

A área de logística é aquela que não pode falhar, pois, todos os processos de uma indústria, comércio ou empresas de serviços estão ligadas a ela.

Seja para atender as demandas das áreas de vendas das lojas, ou para alimentar uma área de produção com matéria-prima, ou ainda para servir as equipes prestadoras de serviços com equipamentos e insumos, esse setor precisa funcionar.

A CARGOBR reconhece e contribui para o sucesso nas operações logísticas de milhares de empresas que contam com sua plataforma, que disponibiliza cotações de fretes de maneira gratuita e em tempo real.

Acesse agora mesmo e conheça as possibilidades e facilidades na contratação de frete!

One thought to “Atividades e profissões da logística: você conhece?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *