* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O que é agenciamento de cargas?

O que é agenciamento de cargas?

Por mais que ferramentas online, softwares e novos marcos da tecnologia possam tornar a logística algo cada vez mais dinâmico, a complexidade do segmento se torna cada vez maior a cada dia que passa.

São muitos os detalhes e o mínimo ajuste, às vezes, pode significar milhares de reais em economia. Para imprimir inteligência a esse segmento e livrar as empresas da complexidade de lidar com seus transportes, não sendo essa sua atividade principal, surge o agenciamento de cargas.

Geralmente a empresa ou profissional não é, muitas vezes, o proprietário dos meios de transporte que serão utilizados para mover as mercadorias. Contudo, ele é uma peça fundamental que irá zelar por toda a integração entre os diversos tipos de modais, possuindo contratos cujo objetivo é fazer com que sua mercadoria chegue ao destino, da maneira mais rápida e barata possível.

Como funciona?

Os agentes de carga recebem de você, embarcador, dados sobre as necessidades de distribuição e detalhes sobre a carga, e a partir daí trabalham de modo a otimizar as rotinas atuais de transporte ou mesmo criar rotinas completamente novas, aumentando eficiência e reduzindo custos.

Essas empresas são prestadoras de serviço regulamentadas, e atuam no ramo de consultoria. O segredo de um bom agenciamento de cargas está firmado em quatro pilares distintos:

  1. Relacionamento privilegiado e próximo a operadores de carga e transportadoras.
  2. Boa carteira de clientes embarcadores, o que permite ao agente ter volume para conseguir bons acordos para todos eles.
  3. Ferramentas tecnológicas de análise e produção de dados sobre o transporte.
  4. Know-how e experiência na resolução de problemas relacionados ao segmento de transporte.

Nos últimos anos, um dos pontos que mais tem gerado um diferencial entre as empresas e consultorias que trabalham no agenciamento de cargas é o uso de tecnologias. Softwares que permitam a análise de rotas, custos, incidência de impostos e distâncias percorridas vêm sendo cada vez mais utilizados como arma para criar pontos de alívio na rotina de transportes, que se torna cada dia mais cara e complexa. Especialmente em um país que ainda carece de meios de transporte de carga de qualidade, o trabalho de um agente é imprescindível quando o assunto é corte de custos.

As vantagens do agenciamento de cargas

Os benefícios do agenciamento são diversos e listamos abaixo, alguns deles:

Redução de custos

Com o agenciamento, o profissional tem em mãos contratos a melhor opção de documentação, prazos, integração de modais, segurança, armazenamento e rastreabilidade da carga.

Isso leva a redução de custos e desperdício de tempo, uma vez que a empresa contratada tem experiência com e entende do assunto.

Além disso, agenciadores fornecem soluções personalizadas, que levam em contato o tamanho da sua empresa, a necessidade de armazenamento, o tipo de carga e a rapidez do transporte.

Melhoria no fluxo de atividades

O trabalho com um agenciador permite que sejam traçados planejamentos financeiros que evitam os custos com estadia e redução da parte burocrática.

Com essa medida, existe a redução da incidência de gastos desnecessários com diárias ou multas.

Distribuição inteligente e econômica

Os agenciadoras cuidam dessa parte, o que significa que você não precisa mais se preocupar com isso.

O trabalho é realizado a partir de um estudo sobre a integração de modais mais adequada e a possibilidade de usar transportes alternativos para que a entrega seja feita rapidamente.

Assim, fica claro que o agenciamento de cargas é uma atividade cada vez mais procurada e importante para as empresas.

 

 

40 thoughts to “O que é agenciamento de cargas?”

  1. Boa noite ,gostaria de abrir minha empresa de agenciamento de cargas alguem pode me ajudar? email:arianna.figueiredo@hotmail.com Tel. 71 9 86797596 zap. desde ja agradeço

  2. Eu tenho interesse em iniciar minha própria agência de cargas na minha cidade e gostaria de algumas orientações, alguém pode me ajudar? Caso possa meus contatos: E-mail almeyda.tatiane@gmail.com // cel : 12 982615170. Obrigado.

  3. olá, gostaria de saber para mim ser um agenciador de cargas terrestres o que preciso e como faço para contactar empresas e e fazer o agenciamento.. obrigado.

  4. Boa noite estou ramo de transportes há 30 anos e gostaria de saber como funciona sobre agenciamento de cargas, é do meu interesse…?

  5. Trabalho como representante de agentes de cargas a 9 anos, faço desconsolidação que é o lançamento de dados no Sistema Mercante para as cargas de importação marítima, porém quero aprender mais sobre agenciamento. Tenho muita vontade de abrir minha própria empresa. Sou de Santos/SP. Se alguém tiver algum artigo sobre isso, gostaria muito de um link ou indicação de leitura. E espero que alguém tenha interesse em abrir e experiências para trocarmos.

  6. Boa Noite, a 7 anos trabalho com transporte terrestre e estou com interesse em conhecer mais sobre agenciamento de cargas, estou em Uberlândia mg, se alguém tiver interesse de trocarmos ideias e experiencias.

    1. Olá Marcelo,sou recém formado em logística é agora gostaria de entrar nesse ramo de agentes de cargas,mais não tenho nenhuma experiência e estou buscando conhecer do assunto por onde começar. Se possível chama depois no zap 77 99961-4010

  7. Olá sou Marcelo curso logística e trabalho a tempo já neste segmento. Gostaria de conhecer profissionais no ramo do agenciamento de cargas, e por fim montar minha própria agencia.

    1. Olá Marcelo, boa noite!

      Também já trabalho na área a mais de 12 anos, e estou amadurecendo a ideia de montar minha própria de agenciamento de cagas nacionais e internacionais.

      Podemos conversar, quem saber uma parceria já possuo clientes para agregar. me chama no e-mail Abs.

      1. Boa noite,samuel,gostaria de saber se vc poderia passar um uco da sua experiencia de agenciador de carga pra mim.se for possivel e claro.estou tbm iniciando esse trabalha,e estou precisando de algumas informaçao.se poder me ajudar agradeço.

      2. Boa Tarde, estou começando no ramo em Maringá – PR, se alguém se interessar em fazer uma ponte.
        Abraço.

      3. Boa noite Samuel, moro no estado do Acre e estou almeando um emprego de agente de cargas no porto de ilo e matarani no Peru, por parte de uma empresa brasileira que fará exportações por lá! mas nao tenho experiencia no assunto, o que me sujere?

      4. Olá moro em Porto Branco, fiz um curso técnico de logística, estou pensando em abrir um negócio no ramo de transporte,cargas pequenas express , e grandes cargas, mais , percebi um potencial também na região litorânea, tenho algumas ideias , mais não sei como começar, podemos trocar uma ideia, meu e-mail mail é antonioluiz.fa@gmail.com

      5. Olá boa noite, tenho interesse em montar uma agência e estou estudando o caso, nós poderia trocar informações e quem sabe podendo ajudar ao outro em questão de serviços

    2. Olá Marcelo e grupo. Sou profissional da área logística, trabalho dentro de transportadoras e embarcadores há um tempo, mas decidi tentar algo no ramo de agenciamento particular. Estou em Campinas/Sp e estou em busca de parcerias, alguem com quem possa trabalhar junto. Segue meus contatos mary_altex@hotmail.com e whats 19 9 8177 5697

  8. Gostaria de montar uma empresa de agenciamento de cargas , como faço para abrir a empresa? E quais os recursos em dinheiro que necessito ?

  9. Olá gistaria de agenciar cargas de São pauloa para juazeiro do norte Ceara. Para recife e Piauí

  10. Gostaria de ter uma transportadora online, como pegando cardã e repassando, ou como uma agência de cargas, vcs podem me ajudar nesta questão. Desde já agradeço.

  11. olá, gostaria de saber para mim ser um agenciador de cargas terrestres o que preciso e como faço para contactar empresas e e fazer o agenciamento.. obrigado….

      1. boa noite. Tenho muita experiencia no ramo de agenciamento. Ja representei varias transportadoras, e ja agenciei muitas cargas do sul ao norte do pais. Hoje trabalho com consultoria para quem quer comerçar nesse ramo, e dou dicas valiosas. Da pra faturar muito bem nesse mercado. Nunca baixava de 10 mil por mes. Tenho um conhecido que agencia cargas de fertilizantes em um porto. O ano passado, ele faturou 120 mil reais em 1 mês. Conheço outro que faturou 75 mil reais no mes de abril do ano passado, trabalhando com cargas de grão, e varios outros que faturam na casa de 25 mil,, 30 mil etc. Tambem conheço um rapaz que fiquei trabalhando com ele um dia inteiro. Era perto do natal de 2015. Ele faturou 12 mil reais em um dia. Estou montando um curso online para ajudar quem quer começar no ramo. Quem tiver interesse, favor entrar em contato pelo e-mail dclassessoria@gmail.com.Só vou fazer o curso se fechar uma turma de uns 30 pelo menos

  12. Ola, gostaria que me ajudassem em uma duvida!
    Pretendo trabalhar com agenciamento de cargas rodoviarias e nao sei como conseguir empresas que me disponilizam cargas. Alguem pode me ajudar como devo fazer?

    1. tbm estou na mesma situação!!
      trabalho na aria ha 10anos. com meu colhecimento quero agenciar pra mim.
      alguem pode me ajudar?

  13. gerenciar carga é muito complexo uma responsabilidade muito grande, é uma atividade onde não há pequenos erros nesta atividade erro é erro, por isso mesmo com o uso da tecnologia a pessoa envolvida tem que ser bastante profissional.

  14. Burocracia: E um equipamento muito bem instalado, convido os interessados para estudalas e aniquilá-las antes de diblalas, porque elas sempre reaparece. Partir dai nosso foco estará habilitado a gerenciar com precisão. Principalmente: consultoria ou logistica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *