* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Acabe com os atrasos no embarque e desembarque

Acabe com os atrasos no embarque e desembarque

Pode parecer coisa rápida, mas os atrasos e a demora no embarque e desembarque de mercadorias pode causar grandes transtornos e comprometer operações inteiras. Há, no entanto, uma série de medidas razoavelmente simples que você pode tomar de modo a evitar inconvenientes e agilizar suas rotinas de carregamento e descarga de caminhões e outros veículos. Também é preciso evitar desperdícios com práticas errôneas, o que só pode ser conseguido com disciplina e precisão. Veja a seguir como ganhar produtividade, reduzir desperdícios e tornar essas tarefas mais eficientes para sua empresa.

Treinamento

Eis o primeiro item obrigatório para quem quer operações de embarque e desembarque impecáveis. O manuseio, de operadores ou por meio de equipamentos, deve seguir regras e padrões bem definidos, de modo a ampliar a produtividade. Mas isso só é possível se você disser e ensinar os operadores a proceder da forma correta. Crie procedimentos de trabalho nas áreas de carga e descarga e, se possível, vá aos poucos implementando metas de eficiência e produtividade. Assegure que todos os funcionários saibam manusear corretamente não apenas as máquinas e equipamentos, mas também as respectivas embalagens de cada produto, evitando quebras, acidentes ou falha nos cálculos na hora de acomodar a mercadoria.

Cronometragem

Tarefas padronizadas também podem ter tempos padronizados. Após treinar sua equipe e dispor dos equipamentos e processos adequados, é hora de estabelecer metas de tempo para cada atividade. Não seja taxativo – dê algumas margens para que os funcionários possam trabalhar em busca da meta, mas não sob pressão constante. Mantenha controles desses tempos e, posteriormente verifique se eles coincidem com a qualidade da entrega, tanto em termos de prazos quanto em relação a desperdícios e problemas.

Maquinário

E por falar em equipamentos, como é que você quer cobrar prazos e produtividade de sua equipe se está relaxando na manutenção dos equipamentos que eles utilizam? Garanta que todos os equipamentos e máquinas de apoio estejam em condições de uso, acione garantias e assistências técnicas quando necessário e permita a utilização apenas por operadores autorizados e treinados conforme recomendações do fabricante.

Etiquetagem

A etapa de etiquetagem de produtos é essencial para agilizar, ou prejudicar tremendamente o pessoal de embarque e desembarque. Verifique se etiquetas, selos e o controle de picking, entrada e saída de mercadorias está funcionando corretamente. Caso haja problemas, imediatamente oriente o pessoal de carga e descarga sobre como proceder.

Conversa sempre resolve

Outros problemas podem surgir e atrapalhar o embarque e desembarque de produtos. Você mal ficará sabendo de alguns deles até ser tarde demais, a menos que você realize uma tarefa que exige extremo bom senso e preparo por parte de um administrador: ouvir sua equipe. O pessoal que opera diariamente a carga e descarga, até por ter contato direto e ininterrupto com a área, pode alertar você sobre problemas “invisíveis” e até mesmo sugerir soluções para eles.

banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *