7 maneiras de reduzir custos com logística

7 maneiras de reduzir custos com logística

Combustíveis em alta e com novos reajustes à vista, inflação voltando à tona, estrutura logística próxima do limite… parece que tudo indica que seus custos com transportes irão continuar subindo. É bem verdade que não é possível para sua empresa remar contra a corrente, mas mesmo em tempos difíceis e de preços nas alturas, algumas medidas simples podem fazer com que os aumentos com a área de transportes e os preços dos fretes pagos pela sua empresa fiquem, pelo menos, em uma posição de vantagem competitiva em relação à sua concorrência.

Não há mágica, mas sua empresa pode economizar com algumas dicas simples e, quando o assunto é transporte, cada centavo pago a menos significa lucro a mais.

Inteligência

Racionalizar e imprimir rotinas mais inteligentes para suas remessas é um excelente modo de começar a economizar. Muitas vezes, produtos que podem circular em uma única remessa acabam enviados em separado, itens que já deveriam ter sido despachados pagam mais caro, em razão da urgência, entre outros problemas. A questão aqui é simples: sua empresa precisa de maior controle e organização nas remessas e nos fretes que contrata. Faça uso de softwares que ajudem você a gerenciar o tráfego de mercadorias e também a contratação de fretes e serviços de transporte.

Com um pouco de inteligência e muito controle, você poderá não apenas evitar situações que encareçam suas operações de transporte, mas também identificar rotinas mais baratas e melhores práticas para copiar e replicar no restante de seus negócios e operações.

Flexibilidade

Suas necessidades de transporte sempre podem variar, seja em razão de vendas menores, ou simplesmente por causa de fatores sazonais da indústria na qual você atua. Para não pagar mais do que deveria, você precisa fechar contratos com transportadoras e operadores logísticos que ofereçam alguma flexibilidade, permitindo a você ampliar ou reduzir o número de remessas e o volume de cargas sem ter de pagar muito mais caro por cada operação.

Rotas mais frequentes

Às vezes, pode ser vantajoso negociar rotas de forma individualizada, inclusive com transportadoras regionais. Com um grande volume de mercadorias circulando por uma única rota, você ganha poder de barganha junto a transportadoras que operam exclusivamente nesses locais, reduzindo a média de preços pagos por frete e, ao mesmo tempo, conseguindo um fornecedor bastante dedicado para transportar seus produtos.

Tecnologia e custos com logística

É desnecessário dizer que a tecnologia pode reduzir custos. Isso ocorre em todas as áreas de negócio e com o setor logístico não seria diferente. Estreite suas relações com parceiros na área de transportes que disponham de soluções de alta tecnologia, que possam não apenas facilitar e agilizar suas entregas e remessas, mas também criar um ambiente para a redução de custos com logística no longo prazo.

Modais alternativos

Principalmente para entregas e remessas em pequenas distâncias, é interessante, por vezes, recorrer a modais alternativos. Em cidades, podemos dispor de serviços de motoboy e até de ciclistas para realizar entregas de pequenos volumes e documentos, porém algumas transportadoras também oferecem serviços diferenciados para médias distâncias e entregas intermunicipais, além de alternativas inteligentes de carga fracionada.

Veículo próprio

Manter toda uma frota própria é algo dispendioso, trabalhoso e, com certeza, não é o foco do seu negócio. Contudo, dispor de um ou dois veículos para garantir suas entregas próximas no caso de falha de transportadoras ou, simplesmente, de aumentos de preço generalizados no setor, poderá salvar sua pele em muitos casos.

Frete online

Finalmente, devemos lembrar que nos últimos tempos uma modalidade de busca e contratação de fornecedores na área de transportes vem revolucionando o modo com que embarcadores contratam serviços de frete – a cotação online. A CARGOBR, por sinal, é uma das empresas que atendem a esse segmento com o maior número de transportadoras cadastradas, e com checagem periódica no desempenho, grau de confiabilidade e idoneidade dessas empresas de logística. A busca e cotação online de fretes está mudando a vida de muitas empresas que incorriam em custos desnecessários na área de transportes, tornando os negócios delas mais competitivos e a rotina de contratação de fretes para cargas fracionadas mais simples e rápida. Faça um teste e verifique – sua empresa só tem a ganhar.

banner

 

admin
thiago.paim@cargobr.com
3 Comentários
  • Gerônimo ribeiro
    Posted at 21:30h, 07 janeiro Responder

    Olá gostaria de saber como faço pra reduzir custo em uma empresa na área de logística multinacional???? Pois preciso disso pra garantir meu emprego

  • Alves e Ribeiro
    Posted at 13:37h, 10 julho Responder

    Parabéns pela matéria, me agregou muito

  • Alves e Ribeiro
    Posted at 13:38h, 10 julho Responder

    Parabéns!

Postar Comentário