* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

5 maneiras simples de gastar menos com fretes

O frete, especialmente na crise em que vivemos hoje no Brasil, pode ser a tábua de salvação de sua empresa – ou sua ruína. Reduzir custos com fretes, você deve saber, é sempre possível. Contudo, para isso, é preciso agir de forma inteligente e repensar todo seu processo de envio e remessa de produtos, itens e documentos. A seguir, separamos 5 dicas simples com as quais você pode reduzir seu custo de transporte de forma imediata, sem afetar seus negócios.

Fretes aéreos

Às vezes é preciso enviar documentos ou itens por frete aéreo, geralmente por questões de urgência. Contudo, essa é sempre uma opção mais cara de transporte. Somente utilize o transporte aéreo quando for estritamente necessário. Mesmo no caso de entregas urgentes, datas e prazos às vezes podem ser negociados com seu cliente, de forma a permitir outras formas mais baratas de transporte.

Cobranças adicionais

Fique atento aos extras e cobranças adicionais que são praticados pelas transportadoras. Muitas vezes, só consideramos o valor do frete em si em nossas previsões. Alguns desses extras podem ser evitados ao dividir lotes, fazer envios menores, modificando embalagens e até mesmo os pontos de entrega. Taxas de dificuldade de entrega, por exemplo, podem ser evitadas ao combinar locais melhores para a entrega de remessas aos clientes. O mesmo ocorre com as taxas de difícil acesso.

Coletas especiais, problemas de carga e descarga, agendamentos e condições de armazenamento – tudo isso pode estar tornando seu frete mais caro sem você saber. Não perca o controle e mantenha tudo anotado e descrito, para que você possa gerenciar esses custos.

Pesquise preços

Mesmo quando você já dispuser de fornecedores para fretes, tente sempre pesquisar valores em outras transportadoras. A ferramenta da CARGOBR, por exemplo, além de cotar uma operação junto a diversas transportadoras, é a única do mercado a oferecer o serviço de cotação em tempo-real. Você simplesmente pode acessar o site, cadastrar as características de sua carga, e acessar uma listagem de preços praticados por diversas transportadoras, em segundos e sem sair de sua mesa.

Negocie cada operação

Não importa quanto tempo de relacionamento você possui com uma transportadora, quantas operações já realizou ou qual o volume e natureza da carga que pretende embarcar – sempre negocie seus fretes individualmente. Jamais aceite o primeiro preço de cara e sempre tente chegar a um desconto ou, pelo menos, à dedução de valores de extras e taxas. Cada nova operação deve ser tratada de forma individualizada – faça as previsões de gastos com base em seu histórico e cotações de transportadoras, mas tente sempre reduzir o valor pago antes de fechar uma nova carga.

Monitore erros

Algumas cobranças e valores pagos por fretes acabam ficando mais caros por conta de erros de lançamento ou relativos ao produto transportado. Monitore erros e equívocos que possam estar sendo cometidos antes que eles possuam um impacto financeiro para sua empresa, e passe a realizar fretes mais baratos e também mais eficientes.

 

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *