* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

3 dicas para gastar menos com fretes

3 dicas para gastar menos com fretes

Tudo está ficando mais caro – não é mais intriga da oposição. A virada do ano trouxe índices de inflação mais acelerados e, como era de se esperar, os custos com o frete também subiram e devem subir mais. Para você que é um embarcador, manter as margens em seus produtos se tornou um desafio, principalmente quando o repasse não é uma esperança em seu mercado. Para equilibrar as coisas, você terá de atuar com inteligência, tentando reduzir os preços médios que hoje você gasta com fretes e transporte, e a CARGOBRtrouxe três dicas simples para ajudar você nessa missão.

Controlando custos por rota

Se você ainda não possui uma estratégia de controle de custos com frete, apenas mantendo os valores pagos em tabelas rudimentares, chegou a hora de impor alguma inteligência na organização desses preços pagos. Comece separando as principais rotas percorridas por seus produtos e remessas, de preferência por aquelas mais frequentes. Separar os custos por rota permite que você deixe de comparar “maçãs com laranjas”, ou seja, poderá dizer de fato quando um frete é barato, caro ou está na média, comparando quilometragens e valores que deveriam estar sempre em um mesmo patamar.

Algumas rotas específicas tiveram saltos inflacionários maiores – esse tipo de controle permitirá a você identificá-las e, talvez, estudar rotas alternativas que possuam um menor custo ou sejam mais vantajosas do ponto de vista logístico – mesclando entregas com outras regiões ou operando em cidades e roteiros que possuam maior disponibilidade no fracionamento de cargas e, portanto, maior margem de barganha junto a transportadoras.

Novas embalagens

Não é apenas o peso que determina os preços de um frete na modalidade fracionada. Muito pelo contrário, o espaço físico que você ocupa em um caminhão é um fator muito mais relevante nos cálculos do valor que você irá pagar – é a chamada cubagem. Se você acha que algumas de suas embalagens ocupam mais espaço do que é necessário, talvez seja o momento oportuno para reformular isso. Materiais menos frágeis podem ser acondicionados em embalagens sem muita proteção ou espaço extra, reduzindo assim volumes e poupando a você alguns reais valiosos na hora de negociar um frete.

Fretes online

A busca e cotação de fretes online é, sem dúvida, uma das melhores ferramentas criadas nos últimos anos para o embarcador. Pesquisando em websites como o da CARGOBR, você consegue acesso a centenas ou milhares de transportadoras e, para cada necessidade de frete que postar, costuma receber dezenas de cotações e propostas de empresas de logística interessadas. Com isso, além de ganhar uma maior variedade de fornecedores, você pode selecionar o melhor preço para cada remessa que pretende fazer, e recuperar com isso parte da margem perdida com o retorno da inflação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *