* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
produtividade

10 dicas para aumentar a sua produtividade no trabalho

Sabemos que com a correria do dia-a-dia é complicado ficar focado em apenas uma tarefa, mas o seu sucesso profissional está diretamente ligado com a sua capacidade de usar o tempo a seu favor.

É preciso ser produtivo, mas os prazos são apertados, as agendas sempre lotadas. É preciso fazer o dia durar e render, ou será que aí está o seu primeiro erro?

Fique tranquilo, em cinco minutos vamos te mostrar dez dicas valiosas para organizar melhor o seu time e aumentar a sua produtividade no trabalho.

Dica 01: Comece

Parece controverso para você? De fato, o que melhorará a produtividade da sua equipe é começar. De nada vale seu time estar envolvido em vários projetos, criar expectativa de realizar mil atividades, perder um tempão escrevendo caminhos e não começar.

Se você quer melhorar a produtividade é a hora de colocar a mão na massa e agir.

Dica 02: Respire!

É preciso saber a hora que você não está rendendo e parar. Respire, saia daquela tarefa, se dê alguns minutos de folga e permita que a sua equipe faça o mesmo.

O ideal é que a cada noventa minutos, você respire e dê um tempo de quinze minutos. Trabalhar sem parar não é produtivo para você e muito menos para a empresa, a produtividade não será a esperada se você não se permitir dar um tempo.

Dica 03: Defina prioridades

Se a sua equipe tem muito a fazer e não sabe nem por onde começar, está na hora de definir as prioridades. Um dos jeitos mais fáceis de se organizar é listar todas as atividades que precisam ser realizadas e então ir separando-as por prioridade.

Separe em tarefas curtas, que podem ser realizadas em pouco tempo, ao finalizar uma tarefa, temos certeza que a sua equipe ficará motivada para terminar a próxima. Além de ser muito mais fácil de você acompanhar o andamento das atividades.

Ah! Não se esqueça de contar com o tempo da pausa ao definir o prazo de entrega das tarefas… 😉

Dica 04: Faça uma coisa de cada vez

Fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode ser um tiro no pé. Você se confunde com as tarefas e fica com aquela sensação de iniciar muitas coisas e não terminar nada e isso não é nada bom.

É preciso que as prioridades que você definiu sejam seguidas na ordem, uma tarefa de cada vez. Temos certeza que sua produtividade será muito maior.

Se acontecer algum imprevisto e ter uma tarefa emergencial, peça para que uma pessoa fique encarregada dessa tarefa após finalizar a que está fazendo. Afinal, as tarefas são curtas e deixar uma tarefa pela metade não é muito bacana.

Dica 05: Anote o que ficou pendente

Acabou o expediente e seu time precisa ir embora? Peça para que anotem o que ficou pendente para retomar no dia seguinte, exatamente de onde parou. Quando seu time chegar, será mais simples de lembrar o andamento da atividade que ficou para trás.

Dica 06: Feito é melhor que perfeito

Não nos entenda mal. Nossa dica não é entregar qualquer coisa ao seu cliente ou fazer de qualquer jeito. O que estamos tentando alertar é que há outras atividades aguardando e os prazos precisam ser cumpridos.

Faça o melhor que você puder, mas se esforce para que saia no tempo determinado. Mostre a sua equipe o quão prejudicial pode ser um atraso, um simples atraso pode afetar a produtividade de toda a equipe.

Dica 07: Estude

Dedique um tempo semanal ou quinzenal, para que sua equipe leia sobre o trabalho e as tarefas que estão fazendo. Achar meios mais eficientes para realizar as tarefas só será possível com estudo.

A troca de experiência entre a equipe pode ser uma ferramenta eficiente para aumentar a produtividade. Se você ou alguém da sua equipe não sabe como fazer, as chances de alguém saber são grandes. Isso pode ajudar a sua equipe com uma velocidade fantástica.

Dica 08: Evite distrações

Que a internet é uma ferramenta poderosa ninguém tem dúvidas, mas pode ser um problema também. Incentive sua equipe a acessar suas redes sociais somente durante as pausas. É lógico que cabe o bom senso de ambas as partes.

Dica 09: Pausas para se alimentar

Todos nós temos necessidades físicas e se alimentar e hidratar é essencial para o bom funcionamento do corpo. Mostre para a sua equipe o quanto pode ser vantajoso ter uma garrafinha de água, por exemplo, próximo.

O ideal é ter um espaço para se alimentar a cada três horas. Uma fruta é uma boa pedida!

Dica 10: Tenha um ambiente de trabalho harmonioso

Trabalhar em um lugar harmonioso é um excelente passo para aumentar a produtividade. Sabemos que é difícil, mas os problemas pessoais devem permanecer em casa.

Como anda a produtividade na sua empresa? Conte para gente. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *